Todo tutorial com medidas é tomado em base neste motor Stirling simples e caseiro, na versão Gama, construído em latinhas de cervejas.
página 2: como fazer o cilindro, pistão de trabalho e sistema de resfriamento >>>
página 3: pistão deslocador >>>
página 4: virabrequim e volante >>>
Como aumentar a velocidade, para 1600 RPM >>>
3 vídeos complementares sobre o tutorial abaixo >>>
Aviso! Essa página continua em constantes atualizações! última atualização em 19/09/14
Cabeçotes:
Centro da lata: coloca-se uma canetinha de retro projetor apoiado sobre uma base improvisada (fig.1), em seguida arrasta-se a lata na horizontal, para tracejar o fundo da lata, formando um desenho quadriculado, que será o centro exato da lata, fazendo posteriormente a furação.
(fig. 1) técnica para encontrar o centro da lata |
Como cortar a lata: recomendo o uso de um estile, apoiado sobre uma base na altura necessário (fig. 2), ao girar a lata onde ocorrerá uma marcação profunda no metal em torno da lata e em seguida pressiona-se com os dedos para fazer a separação das duas partes.
(fig. 2) lata para o cabeçote |
Medidas dos cabeçotes: a primeira lata de alumínio possui 60 mm de comprimento (6 cm) e a segunda pode variar entre 50 até 60 mm (5 cm até 6 cm) de comprimento (fig. 3);
Marcação: com um prego será feito a marcação no centro do cabeçote (fig. 4). Evitando que a broca, deslize ao iniciar a furação.
(fig. 4) marcação com prego antes de furar |
O primeiro furo é iniciado com uma broca de 1,5 mm.
Furação inicial com uma broca de 1,5 mm de diâmetro |
Técnica: force a passagem do raio de 2 mm pelo orifício de 1,5 mm no cabeçote, com auxílio de um martelo.
Inicialmente furo é justo, sendo necessário movimentar o raio até praticamente estiver sem atrito.
Cuidado no processo: recomendo paciência nessa etapa, para não criar folgas exageradas entre o raio e o furo do cabeçote, gerando possíveis fugas de ar.
Com essa técnica, ocorre a formação de uma micro dobra de alumínio para dentro do cabeçote, sinalizado na (fig. 6), aumentando a área de contato do raio, evitando o desgaste prematuro da lata de alumínio.
Inicialmente furo é justo, sendo necessário movimentar o raio até praticamente estiver sem atrito.
Cuidado no processo: recomendo paciência nessa etapa, para não criar folgas exageradas entre o raio e o furo do cabeçote, gerando possíveis fugas de ar.
Com essa técnica, ocorre a formação de uma micro dobra de alumínio para dentro do cabeçote, sinalizado na (fig. 6), aumentando a área de contato do raio, evitando o desgaste prematuro da lata de alumínio.
(fig. 5) forçando a passagem do raio |
Não é necessário bucha no cabeçote:
Este modelo de motor não necessita de buchas, porque o cabeçote é em alumínio, onde foi possível reduzir o desgaste prematuro, sem o uso de buchas, porém lubrificado com graxa.
(fig. 6) cabeçote sem bucha |
Encaixe do cabeçote: o cabeçote é encaixado ~10 mm (1 cm) e o encaixe do cabeçote no cilindro quente é 5 mm (0,5 cm);
(fig. 7) cabeçotes encaixados em 1 cm |
Lubrificação: recomendo graxa (fig. 8) para a lubrificação do raio (haste) do pistão deslocador. Porque com óleo lubrificante ocorrerá um desgaste prematuro do cabeçote, sujeito ocorrer fugas de ar no orifício do cabeçote e comprometendo o funcionamento do motor.
O que é um motor Stirling Gama? O que é um motor Stirling Alfa? O que é motor Stirling Beta?
Confira a lista de materiais de outros modelos de motores Stirling:
Confira a lista de materiais de um motor Stirling "Gama" feito em latas de spray!
Confira a lista de materiais de um motor Stirling "Alfa" simples, feito com seringas de vidro!
Confira a lista de materiais de um motor Stirling Alfa melhorado, feito com seringas de vidro!
fais um video como fazer
ResponderExcluirOlá amigo,
ExcluirEstou sim fazendo um vídeo tutorial deste motor, porém ainda não terminei de editar o vídeo.
Inicialmente o vídeo já tem 35 minutos e pretendo postar até o fim do mês.
Agradeço por visitar meu blog,
Atenciosamente Leandro Wagner.
Não ajuda a evitar a fuga de ar da cabeça do cilindro
ExcluirLeandro,boa tarde!
ExcluirTenho uma missão, montar um motor stirling movido a bateria de 9 volts, peço uma ajuda para montar esse trabalho de escola da minha filha, não faço idéia como iniciar.
meu e-mail - marco.bueno@niponsul.com.br.
Agradeço desde já.
Ass. Marco Bueno
Olá amigo você vende o alguma das peças sou Cristiano de florianopolis você tem algum telefone pra contato
ExcluirOlá amigo você vende o alguma das peças sou Cristiano de florianopolis você tem algum telefone pra contato
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá Leandro.
ExcluirApenas por curiosidade, porque você não coloca a lata onde vai o girabrequim encaixado diretamente na lata do pistão (ou seja, seria um cabeçote também)? Dessa forma o motor ficaria menos alto e mais leve.
Abraço.
Considere a biela.
Excluirola amigo rapaz como vc colocou o vira brequin não consegui colocar o meu muito pequeno buraco
ResponderExcluirOlá Tulio, primeiramente eu abro a parte superior da lata, onde é instalado o virabrequim, para fazer o encaixe do virabrequim.
ExcluirMas somente as dobras para o pistão deslocador devem ser feitas e então encaixar o lado maior por dentro da lata de cerveja e posteriormente o lado mais curto onde será afixado o volante.
Ao encaixar o virabrequim, os furos na lata ficam dilatados, porque foi forçado a força a passagem do virabrequim e posteriormente você instala com cola as moedas.
Depois da secagem da cola, deves iniciar a dobra do virabrequim para o pistão de trabalho.
Neste momento estou terminando de fazer o vídeo tutorial deste motor, acredito que em 15 dias vou publicar este novo vídeo super detalhado.
Leandro Wagner.
a tah eu fiz as dobras todas antes foi isso então beleza brigado Leandro
ExcluirOk, qualquer dúvida, pode perguntar.
ExcluirLeandro Wagner.
Qual é o rendimento total deste motor?
ResponderExcluirOlá Guilherme,
ResponderExcluirCreio que você me perguntou qual a potência total que motor é capaz de produzir!
O motor tem capacidade total de sustentar até 15 Leds (0,3 Watts), isso da forma que foi construído.
Também é possível elevar a rotação, substituindo o diafragma por um pistão maciço (seringa de vidro).
Porque o objetivo deste projeto foi obter o máximo de rendimento dentro da total simplicidade, sem o uso de material de difícil acesso e visando praticidade na construção.
Tendo em vista que é possível melhorar o desempenho deste motor,
- como a simples substituição do virabrequim, por um raio de maior diâmetro (2,5 mm) ou mesmo todo rolamentado;
- substituição do cilindro por outro metal com maior resistência, sendo assim possível a aplicação de maior intensidade calórica;
Te convido para conhecer meu novo vídeo tutorial deste motor acima citado, que será postado no dia 07/11/2013.
Obrigado por sua visita em meu blog.
Leandro Wagner.
Leandro boa noite cara meu motor não funciona direito ele não enche balão sozinho não viu quanto esquenta o cilindro quente a agua coloca logo que esquenta o cilindro ele funciona um tempinho e depois para o que pode ser vei
ResponderExcluirOlá Tulio,
ExcluirPelo que você descreveu, o seu motor está com uma possível fuga de ar!
Faça o seguinte teste:
- DESCONECTE o pistão de trabalho do virabrequim, puxe o pistão de trabalho (balão) para cima e segure por 10 segundos.
Me informe se ele inflou com ar?
Ou o pistão retornou para o mesmo ponto, antes de fazer este teste? Mas faça este teste SEM o fogo!
Após o teste, me retorne, onde irei instruir para o próximo passo.
Leandro Wagner.
Ah sim obrigado, porem eu não formulei corretamente a pergunta. Queria saber qual é o RPM máximo que esse motor alcança. :D
ResponderExcluirOlá Guilherme,
ExcluirEsse motor atingiu a rotação máxima de 1115 RPM, dentro de toda a sua simplicidade e projetado para que tenha um bom torque.
Caso eu altere os cursos, substituindo o virabrequim por um rolamentado e reforçado, com um cilindro mais resistente e visando então maiores velocidade sem torque, é possível passar os 1500 RPM.
Leandro Wagner.
Ah obrigado :D. Vou fazer um motor para a feira de ciências porem como mais cilindros
ResponderExcluirsemelhante a esse: https://www.youtube.com/watch?v=fqhmidvgZiY , pretendo fazer os cilindro com latinhas de alumínio por ser mais fácil de encontrar e mais barato, porem estou em duvida como irei fazer esse virabrequim.
Olá Guilherme,
ResponderExcluirMinha dica é a seguinte, primeiro tente fazer um motor com somente um cilindro, depois que você conseguiu fazer funcionar e ter um razoável desempenho, prossiga seu projeto fazendo com uma quantidade maior de cilindros, para evitar desperdício de tempo, por falta de prática e ter erros na construção de um motor gigante como este que você sitou.
Quanto ao prolongamento do virabrequim, você precisa fazer diversos virabrequim iguais e usar conectores de fio de luz para unir a um só.
Leandro Wagner.
Opa, obrigado pela dica, e eu já iria construir um menor depois prosseguir, porem estava com duvida do virabrequim vlw :D
ExcluirOlá Guilherme,
ExcluirQuando iniciar o motor com maior número de cilindros, me informe e farei umas fotos de uma simulação de um virabrequim alongado.
Até mais,
Leandro Wagner.
Ok, obrigado
ExcluirLeandro a biela e cortada com pistão em curso para cima ou para baixo
ResponderExcluirOlá Túlio,
ExcluirComo você não especificou qual das bielas, imagino que seja a biela do pistão deslocador.
O motor deve estar praticamente montado, o pistão deve estar totalmente encostado no cabeçote, a dobra do virabrequim totalmente para cima e marque a biela um pouco abaixo da dobra do virabrequim (na metade do comprimento do conector de fio de luz), sendo que nessa marcação será feito o corte da biela.
SE as demais medidas (comprimentos do cilindro, pistão e virabrequim) estiverem corretas, não tem erro.
Leandro Wagner.
Leandro não inflou não segurei por 10 segundos não inflou to ficando aflito cara vamos fazer o seguinte me venda o seu que manda no sedex a cobrar o valor de envio pode ser por favor cara me salva tenho pouco dias para apresentar é dia 12-11-13
ResponderExcluirOlá Tulio,
ExcluirSe não inflou o seu problema é atrito ou em última instância, muita área morta.
Teste de atrito: deixe o pistão de trabalho DESCONECTADO do virabrequim e o pistão deslocador CONECTADO ao virabrequim, ao girar o eixo do motor, ele permanece naquele vai e vem, antes de parar por completamente?
O que usou como cilindro e pistão deslocador? Me informe as medidas de ambos?
Eu não vendo meus motores, como você mesmo sabe, é muito trabalhoso fabricar um motor e não a dinheiro que pague o tempo dedicado para construir estes motores. Porém, com seu pedido preocupante, posso fazer uma proposta que terá um custo para você, farei isso somente para te ajudar e não visando vantagens.
Entre em contato comigo, pelo meu facebook, me enviando uma mensagem pessoal e te retorno com a proposta:
http://www.facebook.com/pages/Manual-do-motor-Stirling/292018690925248
Aguardo seu retorno.
Leandro Wagner.
ola leandro vc ja disse para muitas pessoas quantos RPM ele atinge mas se eu colocar um motorzinho mara gerar energia quantos wats eu consigo atingir ?
ResponderExcluirOlá amigo, este motor produz somente 0,3 Watts em eletricidade, o suficiente para alimentar 10 Leds.
ExcluirEste motor não é potente, mas o objetivo é ensinar montar o protótipo, para apresentações escolares e sua respectivel utilização.
Leandro Wagner.
hum obg mas eu ainda nao fiço o motor estou fazendo de pouco a pouco unica coisa que eu fiço foi o volante . vc tem auguem video ou uma explicaçao que mostra como fazer a dobra daquele raio que passa entre meio o motor que liga no volante ?
ExcluirOlá amigo,
ExcluirSim, eu postei hoje 4 vídeos tutoriais deste motor. Acesse essa página e verá que foi atualizada.
O primeiro vídeo é o tutorial e os outros 3 vídeos estão nas outras três páginas citadas no inicio dessa página.
Qualquer problema, pergunte, que darei maiores instruções.
Leandro Wagner.
ok. se eu tiver auguma duvida eu pergunto a vc obg :)
Excluirleandro te um link acima desse video dessa pag eu acho que e esse que vc falo, mas eu entrei la, ai disse assim "A página que você está procurando neste blog não existe." pq la estava escrito isso. ai nao da para entrar no link
ExcluirSim, peço desculpas!! Eu havia esquecido de retirar do modo rascunho.
ExcluirAtualize essa página primeiro e clique novamente? Acabei de liberar a página, estou bem atarefado hoje, por essa razão esqueci, é muita coisa para um dia só.
Leandro Wagner.
kkkkk tdb vou atualizar e ai vejo. obg qual quer duvida minha te peço ajuda obg vlw :)
ResponderExcluirEu queria saber se em vez de soldar as moedas de cinco centavos no cabeçote poderia colar com durapox.pois não tenho soldador de estanho.
ResponderExcluire se eu usar tampinhas em vez de botões de rádio como faço para prender o conector de luz
outra coisa de que tamanho devo cortar a lata de milho(depósito de água) e que altura de baixo para cima do cilindro devo cola-lo
Olá Elton,
ExcluirSe você conseguir fazer a vedação 100% da moeda no cabeçote com a cola durepox, pode fazer. Mas eu não recomendo, porque existe a possibilidade muito grande de colar torto na transversal, também ao apertar a cola sobre os dois elementos entupir o orifício da moeda. Então tente colar com cola de silicone de alta temperatura, acredito que podes ter menor chances menores de problemas.
Se você fizer o outro motor, não irá necessitar de buchas no cabeçote, veja o vídeo no meu canal do You tube:
[Tutorial simples] Como fazer motor Stirling caseiro passo a passo - As do Stirling engine
Os botões de volume de rádio podem ser substituídas por tampas, veja a explicação de como afixar os conectores de fio de luz, voltando no inicio desta postagem e clique em "página 2", e também explicado no vídeo citado acima.
O comprimento da lata de milho (deposito de água) é de 4 cm, ela é instalada no inicio do cilindro, de cima para baixo.
O centro do furo no cilindro, onde a luva será colada, localiza-se uma distância de 3 cm de cima para baixo, medido pela lado de fora do cilindro.
Leandro Wagner.
As minhas perguntas são relacionadas ao motor "gama" feito com latas de spray
ResponderExcluirOk Elton, já te respondi.
ExcluirQualquer outra dúvida, pergunte. Você já assistiu o vídeo tutorial do motor Gama em lata de cerveja?
Leandro Wagner.
obrigado,vou procurar o vídeo mas não posso fazer esse motor por conta de desperdiçar os materiais que tenho para o outro motor.
ResponderExcluirem qual posição deve estar os dois pistões para cortar as bielas?
Olá Elton,
ExcluirA explicação para a "posição dos dois pistões para cortar a biela" o comprimento da biela está no vídeo citado anteriormente:
[Tutorial simples] Como fazer motor Stirling caseiro passo a passo - As do Stirling engine
Entre "27:33 até 30:10" e a biela do pistão de trabalho em "36:50 até 37:25".
Caso tenha dificuldade encontrar o vídeo, é o primeiro vídeo dessa página.
Leandro Wagner.
Olá Leandro,
ResponderExcluireu queria saber se pusso usa ma lata de 550 ml com 185 mm dee altura para usar como base para o virabrequim ?
Olá Natan,
ExcluirSe essa sua lata tiver o mesmo diâmetro que as tradicionais (350 ml e 473 ml) não tem problema, pois o comprimento está bom.
Leandro Wagner.
Obrigado Leandro pela ajuda.
ResponderExcluirÓla Leandro,
ResponderExcluirConsegui fazer o motor ,e muito bom a rotação dele e bem alta. Só que eu não usei bexiga usei luva de plastico, tem algum problema?
Olá Natan,
ExcluirNão vejo problemas em usar luva de plástico, somente cada material diferente usado terá uma durabilidade diferente.
Me agrada saber que também tens um motor que funciona e ainda de boa rotação, parabéns.
Caso poste um vídeo, me comunique.
Leandro Wagner.
Olá amigo, gostei muito do seu blog e queria que voce me tirasse uma duvida... tem como eu usar esse motor em uma bicicleta, fazendo dela uma bicicleta motorizada? se tiver tem como me passar oque preciso de material para conseguir fazer isso!?!
ResponderExcluirabraços amigos
Olá Rafael,
ExcluirAgradeço por sua visita, um motor caseiro, não possui potência suficiente para mover uma bicicleta, somente um motor desenhado em fundição, com o uso de fresas e torno de precisão.
Peço para que clique no inicio dessa página em "Motor Profissional", lá terá um livro com conteúdo e com motores compatíveis com seu interesse, mas é coisa de outro mundo.
Leandro Wagner.
Leandro , e obrigado usar latinhas de aluminio ,pois tenho latinhas de ferro tipo cocacola e fanta obrigado. Aguardo resposta!
ResponderExcluirOlá Amigo,
ExcluirNão é obrigado usar latinhas de alumínio. Eu usei de alumínio, pela facilidade de aquisição destas latas, para simplificar a construção do motor, como encaixar o cabeçote no cilindro, evitar usar tinta em volta da parte fria do cilindro quente e também evitar que o cilindro oxide por dentro, comprometendo a vida útil do pistão feito em lã de aço.
Porém como deves saber, a lata de alumínio não permite submeter o motor a temperaturas elevadas e sua própria fragilidade.
Se for seu primeiro motor, recomendo que siga a risca este projeto. Caso venha ter problemas, será mais fácil descobrir.
Eu espero que não tenhas problemas, mas é uma possibilidade que não pode ser descartada.
Leandro Wagner.
leandro,eu posso diminuir o projeto para ele ficar menor possível usando latinhas de alumínio de 56 mm e diminuindo o tamanho do cilindro e cabeçotes pistão etc. tendo o mesmo rendimento do motor gama ?
ResponderExcluiraguardo resposta...
arnaldo antonio
Olá Arnaldo,
ExcluirÉ possível reduzir um pouco o comprimento do motor, mas com diversos limitações e possivelmente uma piora no desempenho.
Você teria um lugar especifico para o uso do seu protótipo? Assim te indico as melhores medidas.
Leandro Wagner.
leandro
ResponderExcluireu estou querendo fabricar um motor bicilindrico a partir do gama
tem algum video ou instrução sobre isso?
tem algum jeito de melhorar os cabeçotes,pois eles amassam rápido.
por favor responda
Olá Lucas!
ExcluirPrimeiramente, você deve construir um motor monocilindro, depois que o seu primeiro motor estiver funcionando, você desenvolve um motor bicilindro.
Quanto a fragilidade dos cabeçotes, é assim mesmo. Você deve ter cuidado na montagem. Os meus cabeçotes, somente ficam marcados, caso seja necessário desmontar o motor, para algum outro tipo de reparo.
Leandro Wagner.
leandro
ResponderExcluircomo eu faço para conectar os virabrequins e como fica o volante do motor?
faço apena um volante ou faço dois?
e dá para construir um pistao deslocador sólido?
por favor responda.
Olá Lucas,
ExcluirComo Já lhe indiquei antes, primeiro faça um motor semelhante ao meu até que tenha um desempenho do seu agrado e depois faça um com dois cilindros. Caso você cometa um erro na construção, será mais fácil e menos trabalhoso para descobrir o problema.
Os virabrequins poderão ser unidos por um conector de fio de luz. O seu virabrequim deve ser parecido como deste motor (https://www.youtube.com/watch?v=Nm1S1-eytKI), com mais de um ponto de apoio, veja que este motor tem 4 pontos de apoio. Mas vou logo alertando, o virabrequim precisa ser super, super, super, super alinhado e reto, não adianta instalar se achar que está um pouquinho torto, desista se não estiver perfeito, deve ser como um industrial! Simplesmente perfeito.
Se a ponta do virabrequim estiver oscilando para cima e para baixo menos da metade de um 1 mm, já é demais, isso irá produzir tanto atrito que o seu motor mal irá funcionar.
Não é impossível fazer a união de dois motores, mas te garanto que terás fio de cabelo branco, a coisa é complicado.
O ideal é fazer com dois volantes!
Sim, é possível fazer um motor com pistão deslocador sólido, mas não com essas latas de cerveja. O cilindro deve ser com lata de spray e o pistão deslocador com lata de Red Bull, mas lembro que a construção deste outro motor é muito mais difícil, além de um desempenho ser inferior e um maior cuidado com a vedação. Confira o motor com pistão sólido no inicio dessa página em "Tutorial 1".
Leandro Wagner.
acho que é melhor fabricar apenas um
ResponderExcluirobrigado pelas dicas
Olá Lucas!
ExcluirEsse tutorial é uma ótima opção para adquirir experiência. Desculpe a demora na resposta, mas o blog não me notificou de sua mensagem!
Leandro Wagner.
Muito obrigado em cara !!! , fiz para feira ciencias da escola , funcionou perfeitamente ;)
ResponderExcluirOlá Pedro!
ExcluirElogio e conquista como sua descrita aqui, me proporciona mais energia para continuar fazendo coisas diferentes e compartilhar.
Obrigado por lembrar de mim!
Leandro Wagner.
Olá Leandro, primeiramente gostaria de parabenizar.
ResponderExcluirEstou tentando fazer o motor stirling e gostaria de saber qual é a funcao do cabeçote e o cilindro de pistao de trabalho?
Obrigada.
Olá Cintia!
ExcluirA resposta foi postada para o seu Facebok.
Leandro Wagner.
muito legal suas invensões
ResponderExcluirOlá amigo!
ExcluirMuito obrigado pelo elogio.
Leandro Wagner.
qual e a mangueira utilizada
ResponderExcluirOlá Antônio!
ResponderExcluirEssa mangueira é tipo um plástico ou silicone, não sei dizer ao certo, mas é semelhante aquelas que os pedreiros usam para fazer o nivelamento de casas.
Ela possui uma espessura média, não é fina e nem muito grossa.
Leandro Wagner.
Olá Leandro.
ResponderExcluirHá algum tempo atrás minhas férias tiveram inicio e resolvi utilizar parte do tempo livre para construir um motor stirling. Estou usando como base os seus tutoriais e o modelo que mais me chamou a atenção foi o de latinhas de cerveja.
Resolvi construir um, mas com latas de anti-transpirante (uma lata de Rexona com 45mm de diâmetro e 13cm de comprimento), infelizmente estou tendo problemas para encaixar o cabeçote feito com uma lata de axe. Acha que o motor pode dar certo?
Olá Tiago!
ExcluirFunciona sim usar essas latas, mas certamente terá dificuldades em algumas coisas.
Primeiramente, faça o cilindro quente com somente 11 cm de comprimento, depois, deves alargar o cilindro, para que consiga encaixar o cabeçote.
Para isso, você precisa pegar outra lata de Axe e encaixar a lata de axe de cabeça para baixo no cilindro, a base de marteladas fracas e cuide para que essa lata de Axe não entre torta para dentro do cilindro, para não deformar o cilindro.
O mesmo terá que ser feito no cabeçote, podes fazer o encaixe em torno de 0,5 cm. Porém quando for definitivo, deves passar cola de silicone na emenda do cabeçote e o cilindro, para garantir que tenha uma boa vedação.
Para este mesmo projeto, faça o pistão deslocador em lã de aço, como sempre meio transparente. Esse pistão pode ser em torno de 3,5 cm de comprimento.
O curso total que o pistão percorre dentro do cilindro, é em torno 3,8 cm, mas se reduzir para um total de 2,5 cm, o motor tende melhorar em 50% sua velocidade. Caso reduza o curso deste pistão, pode na mesma proporção aumentar o comprimento do pistão.
Mas lembro que, não adianta fazer inúmeras alterações e se não tiver cuidado com os atritos, o motor pode até nem funcionar. Visite meu canal no You Tube e veja o último vídeo que postei e verifique como é o atrito do meu motor, isso é crucial.
O nome do vídeo é:
Motor Stirling com fugas de ar, funciona! Mas com ressalvas!!! Engine with air leakage, it works!
Leandro Wagner.
Muito obrigado por responder Leandro, não são todos que tem essa boa vontade!
ExcluirO que acontece é que cortei a lata de Axe primeiro e tentei encaixar ela por fora batendo na lata de Rexona para ela entrar na outra (ainda não cortei a de Rexona), mas se eu cortar a lata de Rexona acho que posso encaixar a outra já que elas não estão amassadas.
Teria como eu lhe passar o meu email, pois a outras duvidas, alterações e até mesmo imagens que gostaria de compartilhar com você.
Olá Tiago!
ExcluirPodemos sim trocar e-mail, porém eu não posto meu e-mail publicamente, ou poste aqui o seu e em seguida eu deleto a mensagem ou envie o seu para o meu Facebook (Manual do motor Stirling).
Leandro Wagner.
Olá Tiago, você recebeu meu e-mail?
ExcluirLeandro Wagner.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirvoce podeira me mostra como coloca o joelho de 20 no cilindro?
ResponderExcluirse pocivel com video pf
Olá amigo!
ExcluirNo momento não tenho tempo para produzir um vídeo referente a sua dúvida, mas podes ter uma leve noção de como eu fiz nessa seguinte página:
http://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/12/motor-stirling-de-latinha-de-1600-rpm.html
Leandro Wagner.
eu vi aqele video do teste do pistao eu qeria saber mais detalhado sobre o pistao qe tem mais torke q vc quase n conseguiu para com a mao tem como vc mostra atravez de fotos a construçao dese pistao?
ResponderExcluirOlá! Eu acredito que você está falando do vídeo em que fiz 4 testes com pistões deslocadores diferentes. O melhor pistão é o construído totalmente em lã de aço, deste tutorial aqui mesmo.
ExcluirPara saber em detalhes, vá no inicio desta página e clique na opção "página 3".
Outras fotos adicionais eu não fiz, no meu facebook (Manual do motor Stirling), somente tenho os 4 pistões um ao lado do outro.
Leandro Wagner.
Olá, faz alguma diferença o diametro das mangueirinha no funcionamento do motor? Onde a gente encontra dessas pra vender?
ResponderExcluirOlá amigo!
ExcluirSim, se a mangueira for mais fina, o motor terá menor rendimento, porque o fluxo de ar estará comprometido. Quando eu passei a usar duas mangueiras, o motor melhorou 20% em sua velocidade.
Essas mangueiras são vendidas em casa de ferramentas, lojas de material de construção e lojas que vendem canos residências, os pedreiros são os maiores compradores.
Leandro Wagner.
Oi, o que eu posso usar para substituir a camara de moto, tanto na vedação das tampas, como na fixação do balão?
ResponderExcluirOlá, a câmara de moto colado no cilindro não tem jeito, terá que ser câmara mesmo, a externa até que poderia ser substituída por umas 3 borrachinhas de dinheiro, onde cada uma fosse enrolada duas vezes em volta do cilindro.
ExcluirA câmara de moto, em qualquer borracharia você consegue sem custo, pois as borracharias descartam as velhas.
Leandro Wagner.
iai leandro blz queria muito saber como intalar o joelho no logar das mangueirinhas so preciso saber desse detale para contruir o meu
ResponderExcluirOlá Alexandre!
ExcluirNo fim dessa página, tem toda instrução de como eu procedo com a colagem e posição do joelho PVC:
http://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/12/motor-stirling-de-latinha-de-1600-rpm.html
Leandro Wagner.
muito obrigado !!! sou un grande fan! valeu
ExcluirO raio tem que ser inox ou pode ser o cromado mesmo?
ResponderExcluirOlá amigo!
ExcluirEu sempre recomendo que seja raios em inox, porque além de liso, ele não oxida e ainda possui quase o dobro de rigidez.
Ex: um raio de 2 mm, tem quase a mesma rigidez de um raio comum de 2,5 mm, tamanha diferença de rigidez.
Se você pelo meno conseguir um raio em inox para fazer a haste do pistão deslocador (pistão de lã de aço), seria muito bom.
Leandro Wagner.
quanto tempo ele pode ficar ligado?
ResponderExcluirOlá Clinton, este motor poder ficar ligado no máximo 7 minutos constantes, caso a água do sistema de resfriamento seja trocada por uma fria, aí podes novamente deixar por 7 minutos.
ExcluirEu não instalei o sistema de resfriamento da água, para não complicar este projeto, mas é possível.
Leandro Wagner.
Leandro gostaria de fazer a versão Gama com matérias que não fosse de reuso.
ResponderExcluirmas não consigo achar esses possíveis matérias, tem como me ajudar.
Oi Mônica, eu acredito que você está procurando um projeto de motor usinado, esse eu não tenho como conseguir. Pois eu não tenho este tipo de especialização e os possíveis projetos que poderia existir, são comercializados.
ExcluirTambém desconheço alguém que esteja vendendo um projeto aqui no Brasil, veja se encontra algo no mercado livre.
Seu outro comentário, foi respondido, não sei se recebeu a notificação.
Leandro Wagner.
Mônica, minha dica seria a seguinte:
ExcluirNão tenho nenhum desenho técnico, mas vou te adiantando que o modelo gama seria a melhor escolha, porque terá menores problemas com fuga de ar e principalmente atrito.
O motor Alfa é muito chato, não recomendo para um iniciante, esse seria um modelo Gama:
https://www.youtube.com/watch?v=_QkHJiJqgqw
O cilindro do pistão frio, eu recomendo que faz em latão e depois deve ser bronido, já o pistão deve ser feito com tarugo de grafite, é um material preto meio caro, nesse vídeo abaixo, você pode ver como seria o pistão:
https://www.youtube.com/watch?v=GjIC1UIFhNA
Não necessita de lubrificação, se for para ligar leds, o pistão não precisa ter um diâmetro maior que 15 ou até 20 mm.
Já o curso para cada pistão, no máximo 20 mm para o pistão frio e de 15 até 20 mm para o pistão quente. Eu faria de 17 mm de curso para o pistão quente.
Esse motor chinês que citei acima, tem 11 mm de curso para cada pistão.
Leandro Wagner.
quais sao as peças para fazer
ResponderExcluirOlá amigo, sua pergunta não ficou clara, poderia reformular sua pergunta?
ExcluirLeandro Wagner.
Boa noite amigo, gostei muito do seu trabalho e queria uma sugestão.
ResponderExcluirPretendo fazer o motor gama para acender leds, mais é muito difícil encontrar video cassete para tira o motor. Vc tem uma outra sugestão ??
Bom dia Souza!
ExcluirPelo que eu entendi, você necessita de um motor para usar como gerador, neste caso você também encontra um motor (gerador) similar em impressoras, mas nem todas impressoras as possuem.
Esses geradores, devem ter a mesma dimensão que o gerador pequeno que eu uso no meu motor Gama, veja essa página:
http://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/05/sugestoes-de-gerador.html
Leandro Wagner.
valeu Leandro
ResponderExcluirOlá Leandro. Cara, estou tendo dificuldades em criar este motor. Das duas uma, eu fiz o cilindro quente com 10,5cm e logo abaixo, coisa de 2cm, fiz um furo onde colei um joelho e um redutor de 20/50mm (acho que é este o comprimento). Já fiz os cabeçotes e o pistão deslocador. Acha que pode dar certo este motor ? É a segunda vez que eu tento. tenho que entregá-lo segunda feira para um trabalho. Obrigado.
ResponderExcluirGuilherme
Olá Guilherme!
ExcluirEsse furo poderia ser feito 3 cm abaixo ao invés de 2 cm. Porque, se você colou o joelho com cola durepoxi, a cola endurecida, pode atrapalhar o encaixe do cabeçote no cilindro quente.
Você deve ter muito cuidado com os excessos de atrito e se possível uma boa vedação, que o motor vai dar certo.
O motor é simples em seu funcionamento, mas é complexo em sua construção, e por isso requer esses cuidados com os atritos.
Leandro Wagner.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão ajuda a evitar a fuga de ar da cabeça do cilindro
ResponderExcluirOk!
ExcluirLeandro Wagner.
oi eu vou fazer essse motor para a feira de ciencias da escola, e um bom candidato? se eu ganhar voltarei dar os parabens
ResponderExcluirOlá, este motor é perfeito para uma feira de ciência, pode fazer!
Excluirsiga a risca minhas instruções, e o motor vai funcionar perfeitamente.
Leandro Wagner.
Olá, Leandro! Gostaria de saber se é possível ligar esse motor a um motor de passo de impressora e carregar uma bateria de celular.
ResponderExcluirSe for possível, é necessário montar algum circuito eletrônico para estabilizar a tensão de saída gerada?
ExcluirOlá! Este motor não tem potência para rodar um motor de passo!
ExcluirComo a energia produzida é pouca, um circuito eletrônico não funciona nesse fim, devido o alto consumo de eletricidade.
Leandro Wagner.
E se for ligado a um motorzinho igual àquele que você usou em outro vídeo para acender os LEDs, daria certo carregar a bateria?
ResponderExcluirOlha, carregar bateria até funciona, mas vai necessitar pelo menos 24 horas, porque o motor Stirling é fraco e não tem potência para carregar mais rápido.
ExcluirÉ como um ser humano empurrar um carro e um boi empurrar um carro, o boi tem mais potência.
Leandro Wagner.
Ok. Obrigado!
ExcluirQual e o comprimento da barra de aluminio q vc utilizou?
ResponderExcluirEssa barra de alumínio pode ser de 11 até 12 cm de comprimento.
ExcluirLeandro Wagner.
Boa tarde seu Leandro Wagner, eu mais uma equipe de escola estamos fazendo um projeto a respeito de calorimetria,e estou fazendo um motor stinling movido a calor como o que estar acima,mais queremos fazer um roteiro para o trabalho,se não fosse muito encomodo vc poderia me dizer a lista de mateirais q sao utilizados e como o processo de funcionamento do motor?,.
ResponderExcluirBoa noite, a lista de material você encontra nessa página:
Excluirhttp://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/06/lista-dos-materiais-usados-para-um.html
O motor funciona com a variação do volume interno do gás de trabalho (ar). Isso acontece quando o pistão deslocador absorve o calor, transporta para o lado frio e aquece o ar frio que por sua vez expande, assim essa pressão pressiona o balão para fora produzindo o movimento.
Leandro Wagner.
Oi Gostaria de agradecer pela resposta ajudou bastante,o projeto deu certo,so q o nosso motor q fizemos achei q fikou um pouco lento,nao sei porq,mais ficou,tirando isso correu tudo bem,valeu,dverdade,se der te mando um video dele.
ResponderExcluirOlá Kelwis! Quando o motor é mais lento, pode ser excesso de atrito, você pode achar que tem pouco atrito, mas esse pouco faz a diferença.
Excluir- O pistão deslocador feito em lã de aço, precisa ser bem transparente.
- E o balão não pode estar esticado demais e nem solto.
Leandro Wagner.
Certo obrigado pela dica vou tentar fazer esses ajustes no motor,..acho q é isso mesmo
ResponderExcluirOlá Leandro ! Sobre os caninhos de acrílico, qual a espessura deles ? Outra duvida relativa a lamparina, no caso toda vez que eu for ascender ela tenho que troca o pano de algodão ou não ?
ResponderExcluirOlá Mateus, a espessura dos caninhos são em torno de 1 até 2 mm de espessura.
ExcluirQuanto a lamparina, o pano não precisa ser trocado, pois com álcool o pano não queima junto, mantém ele frio. Só se esquecer de repor álcool, aí vai queimar o pano.
Leandro Wagner.
Estoy haciendo el motor stirling pero con radios de 4 mm ..... en que me afectara esto por que en el video es de 2mm
ResponderExcluirHola, es posible que tenga mucha fuga de aire con ese radio de 4 mm, además de tener exceso de vibración y el motor tiene un 30% menos de rendimiento.
ExcluirLeandro Wagner.
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ResponderExcluirBoa noite, Leandro Wagner. Eu fiz um idêntico ao que vc ensinou nos tutoriais, foi meu primeiro, e acho que atingiu picos de 1200 rpm. Gostaria de lhe mostrar, como faço?
ResponderExcluirOlá, parabéns pela conquista.
ExcluirMe envie um link do seu vídeo, se tiver!
Ou onde posso encontrar o seu vídeo?
Leandro Wagner.
Boa noite Leandro
ResponderExcluirFiz tudo cm ensina ,não funciona nem mexe qdo coloco a lamparina.
Não há atrito fiz os testes,porém no pistão de trabalho onde vai o balão há ar dentro,não entendi com fazer a vedação.fiz igualzinho o vídeo .mas não entendi pq ele fica com ar.
Obrigada
Joyce
Olá Joyce!
ExcluirEu te farei algumas perguntas e preciso que vá novamente fazer os teste com o seu motor, para que possa descobrir o seu problema.
1 - Você fez o pistão deslocador em lã de aço? Se sim! Ele é super transparente como eu demonstrei no vídeo?
2 - Quando o pistão de trabalho está DESCONECTADO do virabrequim, e ao puxar o balão, quantos segundos exatos foi necessário para que o balão inflasse com ar? Este teste não é necessário fogo!
3 - Quando o pistão de trabalho está DESCONECTADO do virabrequim, e ao girar o volante e antes de parar por completamente ele se movimenta naquele vai e vem antes de parar por completamente? Mas o pistão deslocador deve estar CONECTADO no virabrequim!
4 - O que usou como fonte de calor???
Leandro Wagner.
Bom diaa
Excluir1-fiz com lá de aço ,bombril.ficou igual ao que ensina.transparente
2-acredito que o erro está aqui,puxo o balão para cima mais ele não permanece inflado.
3-esta parte está idêntico ao vídeo,qdo giro,antes de parar ele fica nesse vai e vem.
4-uma vela,fiz a lamparina mais não fiz teste com ela.
Aguardo uma resposta sua
Muito obrigada
Olá!
Excluir1- perfeito!
2- Bom, você não me respondeu corretamente o que necessito. Na verdade, eu preciso saber, em quantos segundos o balão inflou ao puxar ele para cima??? Foi em menos de 1 segundo??
3- neste teste de vai e vem que você fez, o pistão de balão estava DESCONECTADO??? Se sim, estão aparentemente está sem atrito.
4- olha, este motor até funciona com vela, porém tudo precisa estar perfeito, nada de atrito como eu te perguntei na questão 3, nada de fuga de ar, como eu preciso saber na questão 2 e e o pistão de lã de aço bem transparente.
Leandro Wagner.
Leandro
ResponderExcluir2-eu puxo p cima o balão ele infla rápido,mais não permanece inflado ,volta ao normal .Acredito que sim,menos de 1 segundo.
3-sim estava desconectado,eu fiz o teste para ver se havia atrito e está perfeito.
4-irei fzer teste cm a lamparina,para ver oque ocorre.
Joyce
Excluir2- o fato de ele não ficar inflado e por o balão inflar muito rápido com ar ao ser puxado, quer dizer que você tem muita fuga de ar. Talvez o seu motor possa vir funcionar com uma lamparina, mas talvez não.
3- ok.
Veja como é o meu motor na questão atrito e vedação:
https://www.youtube.com/watch?v=2qz6AWkM2_s
Leandro Wagner.
🇧🇷 O que é o Islã? 🇧🇷
ResponderExcluir🔴 O Islã não é apenas outra religião. É a mesma mensagem pregada por Moisés, Jesus e Abraão.
🔵 Islã literalmente significa "submissão a Deus" e nos ensina a ter uma relação direta com Deus.
🔴 Lembra-nos que uma vez que Deus nos criou, ninguém mais deve ser adorado, exceto Deus.
🔵 Também nos ensina que Deus não é como um ser humano ou qualquer coisa que possamos imaginar.
🔴 O conceito de Deus é resumido no Alcorão:
📖 { Dize: Ele é Deus, o Único.
Allah , the Eternal Refuge.
Jamais gerou ou foi gerado.
E ninguém é comparável a Ele. } (Alcorão 112:1-4)
🔵 Tornar-se muçulmano não é dar as costas para Jesus.
🔴 É voltar aos ensinamentos originais de Jesus e obedecê-lo.
🔴👉 O RETORNO DE JESUS 👇🏼
https://jesus1pt.blogspot.com/2017/11/o-que-e-o-isla.html
⚠️🔴⚠️🔵⚠️
🎬 O sentido da vida a 👇
https://youtu.be/PY3sQg_WUxI
⚠️🔴⚠️🔵⚠️
🔴 Se nós quisermos saber se uma religião é verdadeira ou falsa, não devemos depender de nossas emoções, sentimentos ou tradições.
🔵 Ao contrário, devemos nos basear em nossa razão e intelecto.
⚠️ Alguma Evidência para a Verdade do Islã 👇
https://jesus1pt.blogspot.com/2017/11/o-que-e-o-isla.html
Oi Leandro,
ResponderExcluirTem como montar o motor sem o primeiro cabeçote? Ligando o cilindro quente directamente ao segundo cabeçote?