Forninho:
(fig. 18) ampliar foto com medidas |
Função: neste caso, a lata de pêssego (fig. 18) foi para uma maior concentração de calor sob o cilindro. Recomendo a instalação de uma descarga no formato de chaminé, para possibilitar a saída de fumaça e um bom funcionamento da lamparina.
Confira o ponto de maior produção de
calor pelo fogo >>>
Virabrequim com raio:
(fig. 19) ampliar foto com medidas |
O tamanho da dobra do virabrequim para ambos os pistões, são de 14 mm (1,4 cm), sendo que os pistões percorrem uma distância total (curso) de 28 mm (2,8 cm).
Alterações: quando o tamanho do curso for maior, o motor terá mais torque e menor rotação. Se optar por cursos menores que citado no projeto, terá a situação inversa (maior rotação e de menor torque).
Com estes cursos, encontrei um ponto de equilíbrio no projeto (fig. 19).
->Ver todas as medidas das dobras do virabrequim >>>
Este vídeo explica a fabricação do virabrequim com raio de bicicleta 2,5mm em inox:
Pistão de trabalho:
(fig. 20) ampliar foto com medidas |
Pistão de capacitor: o pistão de trabalho (fig. 20) pode ser feito capacitor eletrolítico e um tubo seringa de vidro, como aqueles utilizados em pistolas para vacinar animais, o qual pode ser comprado em agropecuária. Neste caso utilizei um tubo da marca "WALMUR 50 ML", que ficou satisfatoriamente adaptado ao capacitor.
Diferença entre marcas: cada marca possui milésimos de milímetros de diferença no diâmetro. O diâmetro interno da seringa que usei é de 25 mm. O capacitor que melhor se adaptou ao tubo de vidro foi encontrado fonte de TV Philips 17" preto e branca antiga ou de algumas fontes e monitores de computador.
No meu caso ficou muito bom. Confira no meu vídeo abaixo a vedação e a compressão do ar:
(fig. 21) ampliar foto com medidas |
Pistão com Balão: este outro vídeo é a explicação de como fazer o pistão com balão. Em 0:50 os dois botões de volume de rádio, podem ser substituídas por duas tampas de produto de limpeza (confira clicando na fig. 21), com diâmetro de 35mm. O pistão feito com balão deve ser totalmente vedado (sem fugas de ar), sendo ele o responsável na produção da força mecânica do motor.
Outra opção de pistão caseiro: este vídeo é a terceira opção para a fabricação de um pistão caseiro, sendo ele fabricado com durepóxi.
http://youtu.be/7QrIAoc0Snc
Atenção: este vídeo acima e o texto abaixo são de propriedade de Silas Marques Ferreira >>>
[Pistão feito com durepox no próprio cilindro a ser utilizado, que é forrado com +- 2 voltas de plástico (pacotes de bolacha), besuntados com vaselina ou óleo para não grudarem a massa. Forra-se o interior do cilindro com o plástico, coloca-se a massa já no formato mais próximo possível, mas com uma boa folga para não forçar e enrugar o plástico. Usando o lado liso de uma broca, ou outra ferramenta qualquer, ir pressionando a massa até que tome a forma do cilindro. Após isso, pressionar no centro para que forme o furo central do pistão e, após a secagem, furar transversalmente para inserir o eixo da biela. Para as manivelas, usamos clipes nº 8, que são fáceis de se dobrar, e pedaços de tubo de cotonetes como buchas.]
Volante:
(fig. 22) ampliar foto com medidas |
Volante: este volante (fig. 22) é montado com 5 CDs, colados uns sobre os outros, com auxilio de um tubo de CDs, para facilitar a centralização. O conector de fio de luz foi soldado em uma chapa de metal que, por sua vez, é parafusado nos CDs. Após o encaixe no virabrequim, o parafuso do conector é apertado sobre este eixo.
-> Veja o tubo de CDs >>>
Vídeo com a fabricação do volante, a partir dos 7:25 minutos:
Lubrificação:
(fig. 23) ampliar foto com medidas |
Lubrificante: ao testar o motor, use graxa (fig. 23) para lubrificar a haste do pistão deslocador, o virabrequim e a biela, não use óleo. Pois este perde rapidamente sua viscosidade e trava a haste do pistão deslocador na bucha.
Dica: gire a haste do pistão deslocador sobre si mesma até encontrar a melhor posição, ou seja, quando o pistão deslizar com facilidade sem travar e mantenha regulado nesta posição.
Dica para o amaciamento: desconecte o pistão de trabalho e adapte um pequeno motor elétrico ao eixo do virabrequim. Deixe-o rodando por um longo tempo, para o amaciamento do motor (desgaste das peças móveis), reduzindo os possíveis excessos de atrito.
Conectores de fios elétricos:
(fig. 24) ampliar foto com medidas |
Conector: este conectores de fios elétricos de 6mm (fig. 24), são usados para aparafusar os raios de bicicleta (biela e haste).
Onde comprar? Podem ser compradas em lojas de material elétrico residencial.
Gerador:
(fig. 25) ampliar foto com medidas |
Gerador: recomendo como gerador um motor que, originalmente, é responsável pela ejeção da fita num aparelho de vídeo cassete (fig. 25). Este motor produz maior tensão (Volts) e pouca corrente (Amperes). É uma ótima opção para alimentar LEDs.
Vantagem: ele exige pouco energia mecânica do motor Stirling e gira facilmente (pouquíssimo atrito). É preciso lembrar que o motor Stirling, normalmente, gera pouca potência mecânica.
Lamparina:
(fig. 26) vídeo tutorial da lamparina |
Cuidados no manuseio: devido o aquecimento do combustível na tocha (lamparina), deve haver um pequeno furo de alívio ao lado do pavio, evitando que a pressão interna expulse o álcool.
Como fazer a lamparina? Para quem tiver dúvidas quanto a construção da lamparina, deixo o vídeo abaixo com tutorial a disposição:
Três links privativos do meu antigo motor e sua reações:
Confira a lista de materiais de outros modelos de motores Stirling:
Confira a lista de materiais de um motor Stirling "Alfa" simples, feito com seringas de vidro!
Confira a lista deste modelo>>> |
Confira a lista de materiais de um motor Stirling Alfa melhorado, feito com seringas de vidro!
Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
VOCE FUROU OS CONECTORES DE LUZ NA ROSCA DO PARAFUSO PARA COLOCAR NO VIRABREQUIM E GIRAR LIVREMENTE
ResponderExcluirSim, eu furo o conector de fio luz na lateral do conector de fio de luz, sendo em um lado o um furo de 2,5 mm de diâmetro e no ado oposto 3 mm de diâmetro. Para que tenha um joguinho do conector quanto a torção do virabrequim, devido o esforço do virabrequim aplicado sobre o pistão.
ExcluirLeandro Wagner.
Olá Leandro,
ResponderExcluirGostaria de saber qual a finalidade da saída atrás do suporte feito com lata de milho e a finalidade do mesmo.
Obrigada
Olá Ana!
ExcluirSe você está me perguntado do tubo prateado na lata de milho onde se encontra dentro a água, isso é um tubo que instalei, para não ser necessário tombar o motor de cabeça para baixo, para remover a água.
Leandro Wagner.
Bom dia Leandro montei meu motor e ele não funciona vc poderia me dar algumas dicas ?
ResponderExcluirBoa tarde, eu ando com pouco tempo, mas farei o possível para te ajudar.
Excluir1 - Você fez o pistão deslocador em lã de aço? Se sim! Ele é transparente como eu demonstrei no vídeo?
2 - Quando o pistão de trabalho está DESCONECTADO do virabrequim, e ao puxar o balão, quantos segundos exatos foi necessário para que o balão inflasse com ar? Este teste não é necessário fogo!
3 - Quando o pistão de trabalho está DESCONECTADO do virabrequim, e ao girar o volante e antes de parar por completamente ele se movimenta naquele vai e vem antes de parar por completamente? Mas o pistão deslocador deve estar CONECTADO no virabrequim!
4 - Qual é curso do pistão deslocador CONECTADO ao virabrequim?
5 - Qual é a distância que o pistão deslocador percorre dentro do cilindro, DESCONECTADO do virabrequim?
6 - O que usou como fonte de calor?
Me responda, as 6 questões!
De cuanto centimetros corto las latas de insectisida para montar el resto de las piezas
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