terça-feira, 28 de maio de 2013

Lista dos materiais para construção do motor



Essa lista de material é do motor simples em lata (modelo Gama)



A lista dos materiais é baseada na construção de um motor Stirling Gama, referente a foto.

Motor Stirling Gama construído com latas de sucata, reciclável
Para ter acesso ao tutorial passo a passo deste motor, clique nesta foto.


4 latas de inseticidas, ou óleo desengripante, ou bom ar (57 mm de diâmetro); 
1 lata de ervilha ou milho, para deposito da água (73 mm de diâmetro);
1 lata de pêssego, para fazer o forninho (102 mm de diâmetro);
1 lata de Red Bull (250 ml) ou desodorante Axe, para o pistão deslocador (53 mm de diâmetro);
1 outra lata de Red Bull, para a tampa do pistão deslocador (53 mm de diâmetro ou de 250 ml); 
1 luva pvc de 20, na cor marrom, cortada pela metade de seu comprimento original;
1 joelho de pvc 20, na cor marrom;
1 bucha de pvc de 25 por 32 mm, na cor marrom;
1 bucha de pvc de 32 por 40 mm, na cor marrom; 
1 bucha de pvc de 40 por 50 mm, na cor branca; 
1 raios inox de bicicleta de 2 mm, para o pistão deslocador, utilizando a porca do raio cortada ao meio; 
1 raio de guarda chuva, para a biela do pistão deslocador, pelo fato de ser mais fino e leve. Mas também pode substituir por um raio de bicicleta de 2 mm;
2 raios inox de bicicletas de 2,5 mm, para o virabrequim e a biela do pistão de trabalho;
5 CD para fazer o volante;
1 abraçadeira para o pistão de trabalho “balão”;
1 balão surpresa número 10" ou 8", são mais resistentes que os tradicionais;
2 botões de volume de rádio, para fazer o pistão externo, ou pode ser substituídos por duas tampas de produto de limpeza com diâmetro de 35 mm;
2 bucha de bronzina encontradas em toca fitas, por onde o pistão deslocador escorrega, ou substituídos por duas moedas de cinco centavos, furado com uma broca de 2 mm;
8 conectores de fio de luz “6 mm”, para afixar os raios e ter regulagem, pode ser comprada em lojas que vendem material elétrico residencial;
1 bisnaga de cola de silicone de alta temperatura, pode ser comprada em lojas de auto peças;
1 soldador de estanho e solda do mesmo.

Também algumas chapinhas de metal, para cortar e moldar, conforme a necessidade, encontradas em aparelhos eletrônicos (vídeo cassete, toca fitas, impressora, etc...) e alguns parafusos como é demonstrado no vídeo.
Algumas coisas deverão ser improvisados conforme a disponibilização dos materiais encontrados no seu cotidiano.


Clique aqui, para acessar ao tutorial passo a passo desta lista de materiais acima!






O que é um motor Stirling Gama?   O que é um motor Stirling Alfa?   O que é motor Stirling Beta?
O que é um motor Stirling Gama e como funciona, What is a Gamma Stirling engineO que é um motor Stirling Beta e como funciona, What is a Beta Stirling engine         O que é um motor Stirling Alfa e como funciona, What is a Alpha Stirling engine           











Confira a lista de materiais de outros modelos de motores Stirling:


Confira a lista de materiais de um motor Stirling Gama feito em latas de cerveja!









Confira a lista deste modelo>>>


Confira a lista de materiais de um motor Stirling Alfa simples, feito com seringas de vidro!








    
Confira a lista deste modelo>>>


Confira a lista de materiais de um motor Stirling Alfa melhorado, feito com seringas de vidro!

Ver lista>>>







Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.


59 comentários:

  1. como vc fez a abrasadeira para o pistão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa braçadeira para o pistão de trabalho, eu comprei em uma loja de peças automotivas, sendo que sua numeração é de 50/60mm.

      A biela eu fabriquei com um raio de bicicleta.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  2. como gerar enegia usando esse motor e quantas luzinhas de led ele consegue acender em média

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, basta você girar o eixo do gerador que ele produz eletricidade.

      A tensão (voltagem) veria conforme a velocidade que o eixo do gerador é girado.

      Veja essa página, para que tenha mais informação sobre o gerador:

      http://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/05/sugestoes-de-gerador.html

      Leandro Wagner.

      Excluir
  3. olá, voce nao vende um desses motor nao? e que eu tentei fazer, e 2 deu errado, e que nao tem todas as medias certas no video. ai complicou um pouco e eu precisava pra apresentar em um trabalho de eletrotecnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wasley,
      Lamento e peço desculpas, eu não fabrico para vender devido a grande mão de obra envolvida na construção deste motor.

      Sendo assim o motor teria um custo superior a um industrializado.

      Mas podes comprar o motor industrializado pelo mercado livre.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  4. oi,eu estou pensando em fazer um carrinho de f1 com motor alfa,ele eh potente para fazer ele andar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Funciona sim, colocar um motor Alfa em um carrinho, a menos que o carrinho seja gigante!
      Leandro Wagner.

      Excluir
  5. Olá, sobre o moto Stirling "gama"...
    Os raios inox utilizados no motor (para o pistão deslocador e virabrequim), pode ser usados com raios galvanizados? muda alguma coisa?
    Qual o tamanha dos raios (só tem espessura dele que seria 2mm e 2,5mm)? queria saber qual tamanha possuem... fui em uma loja e perguntaram o tamanho pois tem diversos tamanhos diferentes...
    Que tipo de braçadeira você usa no motor e qual a medida usada? exp:
    50/60 - 60/70

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonathan,

      Se usar o raio galvanizado para a construção do virabrequim, pode ocorrer uma torção do mesmo, por causa da compressão e força produzida pelo pistão de trabalho. Consequentemente, essa torção consome energia e terás um motor de baixo rendimento. Já o raio inox é mais rígido que o comum.

      Eu sempre uso raios Inox para a haste do pistão deslocador, porque ele é simplesmente perfeito, tanto por ser liso e não possuir deformações em seu formato circunferencial (não trancando ao deslizar na bucha). Outra vantagem do raio em inox, ele não cria nem um tipo de impureza quando estiver em funcionamento.

      Quanto ao comprimento dos raios, pode ser os mesmo usados em aros 26' (26 cm de comprimento) ou maior.

      Eu usei braçadeira de 50/60.

      Jonathan, antes de iniciar este motor, visite essa outra página e pelo menos assista o primeiro vídeo, ao meu ver, este outro motor é mais simples de fabricar:
      http://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/06/tutorial-dicas-medidas-de-um-motor.html

      Qualquer dúvida, pergunte!
      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Barbaridade Jonatham, esqueci que não funciona link nos comentários.

      Então para que tenha acesso a página que eu citei no comentário acima, clique no inicio dessa página em "Tutorial 2"!

      Obrigado pela atenção.
      Leandro Wagner.

      Excluir
    3. bom por enquanto é somente isso, muito obrigado pela resposta
      e sim vou ver os vídeos, de acaso eu tiver mais dúvidas sobre o motor, entrarei em contato.

      Excluir
  6. Eu não consigo entender como faz para trocar a água, como tem em alguns videos por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, seria mais fácil se você me cita-se o motor que você tem dúvida.

      Mas quase todos os motores, você precisa tombar o motor de cabeça para baixo, para a troca de água.

      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=EHBBjwz_8Os#t=36

      Excluir
    3. Olá, a água do motor que você indicou, circula com uma bomba de água elétrica.

      Existe outros motores que possuem um ciclo fechado e essa água circula com a variação da temperatura da água. Pois a corrente de água quente sempre sobe e a fria desse, por essa razão a água circula no motor.

      Também existe um outro modelo de motor, que possui uma bomba de vácuo acoplado no motor, conforme a pressão interno do motor varia, ocorre um movimento de uma membrana interna da bomba, que por sua vez, efetua movimento da água.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  7. Hi. thanks again for your previous replies. just one more quick question, can you please let me know the exact distance to the hole on the displacer piston sleeve, where PVC bush is fixed for the balloon piston. thanks :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi,
      The center of the cylinder bore where the sleeve is glued, is located at a distance of 30 mm from top to bottom, or 90 mm from the bottom up:
      http://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/05/fotos-do-cilindro.html

      Or visit "Tutorial 1" on "page 2" and click on the "figure 9".

      Leandro Wagner.

      Excluir
  8. olá, essa bucha de pvc usada na construção do motor gama, é uma bucha usada em cano de agua??? Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá Wellington,

    Sim, elas são buchas de encanamento. Acesse o "Tutorial 1" e entre na quarta página e veja o terceiro vídeo "Como fazer um pistão com balão para motor Stirling", neste vídeo possuem todas as medidas das buchas e como montei este cilindro.

    Leandro Wagner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber quando custa todo o material?0

      Excluir
    2. Gostaria de saber quando custa todo o material?0

      Excluir
  10. como acho o geradorzin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gerador é encontrado em aparelhos de vídeo cassete ou em algumas impressoras velhas.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  11. Leandro, obrigado. Assisti o video de "Como fazer um pistão com balão..." e vi que bucha é essa de pvc. Agora, só mais uma pergunta, para fazer o virabrequim e a biela do pistão de trabalho, eu posso usar raio de 2,0 mm???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington,

      Não, para este motor com o pistão deslocador em lata, é obrigatório o uso de raio de 2,5 mm e de preferência em inox. Porque este motor tem muita compressão e os outros raios do virabrequim e o pistão de trabalho empenam.

      Já o motor em latinha de cerveja do "Tutorial 2", esse pode ser com raios de 2 mm, pois a compressão é menor.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  12. sera q vc pode mandar um video como fazer o pistao d fora ali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      O vídeo da construção do pistão de trabalho está disponível no "Tutorial 1" na "quarta página". Ou se for possível, acesse esse link: (https://www.youtube.com/watch?v=bXuHaSTsciQ)

      Desculpe pela demora na resposta, mas o e-mail não me notificou de sua pergunta.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  13. Oi , estou pensando em fazer esse motor para um trabalho de escola , sera que poderia me ajudar ... existe algum video mais detalhado de como vc fez o uso dos parafuzinhos e tals... :$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Eu sugiro que visite o "Tutorial 2", este link está no topo da página deste blog. O motor mais simples, eficiente e materiais de fácil acesso.

      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. gostaria de saber se um desses motores tem a capacidade para rodar uma bomba dàgua? se sim qual me indicaria https://www.youtube.com/watch?v=26c61nYORWc

      Excluir
    3. Olá Josenir, nenhum motor meu, possui potência suficiente para tocar essa bomba de água que você sitou.

      É possível reparar no esforço do autor do invento, faz para girar a manivela da bomba, essa bomba possui muito atrito e consome muita energia, ou potência de qualquer tipo de motor. Até mesmo um catavento, iria ter dificuldades para rodar essa Bomba.

      Qual é exatamente a quantidade ou altura que precisa bombear a água?

      Leandro Wagner.

      Excluir
  14. olá,gostaria de saber se da pra fazer um carrinho andar com esse motor?Se der como faço para ligado na tração das rodas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Desculpe a demora na resposta, mas eu não havia reparado nesse comentário.
      Sim, é possível ligar este motor a um carrinho de brinquedo, a tração pode ser ligada por uma corria.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  15. Estou fazendo o motor com latas de desingrepante, mas se funcionar ! Vou pedir meu irmão que tem uma serralheria e fazer todo o motor em metalon ( mais forte)
    será que fazendo exatamente como vc fez com as latas de desingrepante aumentaria a rotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Ainda desconheço esse metalon! Mas se o metal resiste a uma temperatura ainda maior que as latas de spray, é possível ter um desempenho maior, porque consegues aplicar uma chama de maior potência, sem que comprometa a estrutura do motor.

      Existe muitas formas de aumentar o desempenho do motor, mas nem sempre é possível, por falta de ferramentas adequadas.

      O simples fato de você fazer o pistão deslocador, o pistão interno, todo em lã de aço, irá dobrar a velocidade do motor e ainda tem grandes possibilidades de um torque ainda melhor.

      Mas lembro que qualquer alteração feita no motor, não será suficiente, se você não tiver cuidados suficiente na redução de atrito, isso é crucial.

      Veja um motor com pistão feito em lã de aço:
      https://www.youtube.com/watch?v=1QC-28ewDPs

      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Então é possivel ! Meu irmão é um profissional e acredito que na serralheria dele tenha as ferramentas para fazer isso! Como disse que é crucial o atrito! Acho então que o atrito do cabeçote é o mais importante pois é o mais dificil ! Estou tendo dificuldades no cabeçote mais ainda hj espero ver o meu motor funcionando! e se funcionar irei tentar fazer com o meu irmão, pois acredito que ele ira conseguir fazer o cabeçote sem problemas e ainda possivelmente fazer algumas alterações! E esse metalon é o material mais comum numa serralheria, ele é usado muito para fazer portão de residência! Agradeço por me responder e volto a dizer como está o meu motor e tomara que eu não precise de sua ajuda pois ira funcionar!

      Excluir
    3. O meu motor tá com muito vazamento de ar no balão (furos) e vazando agua no reservatório, com pouca rotação mas funcionou !
      Agora terei que rever a parte do pistão de trabalho, a parte do forno e o verabrequim está girando torno oque era previsto pois fiz ele sem um torno então tive que diminuir de 28mm para 20 mm mas no final estando torno acredito que ficou com 28mm aproximadamente !
      Agora que funciona irei fazer com mais cuidado respeitando as medidas!
      Seu projeto é maravilhoso e agradeço por ter colocado ai pra gente !

      Excluir
    4. O simples fato de seu motor ter funcionado, já uma grande coisa, pois este motor que você escolheu, é um motor que deve ter baixo atrito, assim como nos demais também, acaba sendo um motor críticos com fugas de ar, porque usa um pistão deslocador maciço. Além disso, nesse modelo de motor, também é meio critico ter excessos de atrito.

      Quando o motor tem um pistão deslocador interno em lã de aço, aí não tem muito problema ter um pouco de fuga de ar e áreas mortas nem é necessário ter muito cuidado.

      Sim, agora é só corrigir os defeitos. Se um dia você fizer um motor novo deste segmento, faça um com pistão deslocador em lã de aço, o desempenho dobra. Veja o "tutorial 2" deste blog, como é feito o pistão em lã de aço.

      Como eu passei muito trabalho para fazer o meu primeiro motor funcionar, passei a disponibilizar para as outras pessoas esse conteúdo, pois tentar fazer um motor, sem nenhum tutorial, foi muito difícil.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  16. Meu nome é Bruno Sou formado em tecnico em eletrônica e ganho a vida fazendo manutenção em impressoras, tenho um laborátorio apenas no fundo da minha casa, barracão onde fiz um laborátorio com um espaço até bom! Sou facinado por mecatrônica e gostaria muito em fazer engenharia em mecatronica que ainda não tive a oportunidade de fazer mas é questão de tempo!
    Agora uma pergunta! Gostaria de saber se vc já viu, ouviu ou se seria possivel um motor stirling com uma capacidade de acender uma luz que seria possivel iluminar um comodo de uma casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Eu sempre fui meio futricador, meu pai era marceneiro, carpinteiro e com noções básicas em eletricidade. Nos anos 70, não havia luz elétrica, meu pai construiu um torre com um gerador, como moravam em um alto de um morro, sempre tinha vento à noite, assim só o meu pai na época tinha o privilégio de ter lâmpadas dentro de casa durante à noite, em fim, isso já está um pouco no sangue.

      Cerca de 20 anos atrás, eu me interessei pela eletricidade e depois pela eletrônica, fiz muito projetos interessantes na época, luz de emergência, amplificadores de até 800 Watts rms, alarme, luz presença, etc...

      Sempre gostei também de mecânica, mas como eu tive a necessidade de trabalhar muito para ter o meu canto e alguns bem materiais, deixei todos os meus sonhos de hobbysta de lado.

      A vida mudou e faz quatro anos que tenho me dedicado agora a mecânica, já tinha um conhecimento, mas me aprofundei agora com o motor Stirling. Como vou ser papai, novamente acredito que vou deixar por um tempo meu hobby um pouco de lado, mas o esse espírito dentro de mim, o tempo não apaga, isso está na veia!

      Sim, existe um motor bem interessante, caseiro e possível fazer, que produz 10 watts de energia mecânica, eu não tenho ainda um espaço adequado para fazer um motor grande, pois vou fazer uma nova casa em um novo endereço com maior espaço.

      O motor caseiro que me refiro é esse:
      https://www.youtube.com/watch?v=joUCcJhBm8U
      Esse americano tem um vídeo que fornecem alguns detalhes de sua construção, veja os outros vídeos no canal dele.

      Existe uns Mexicanos que estão começando a comercializar um motor totalmente caseiro, mas gigante, veja este vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=duuk_r--lqU&list=PLnKuddojCGUIwutbG_xxjCHIP1dW7qQKD&index=54
      Mas sem detalhe de sua construção.

      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Meus parabens!!! tenho 2 filhos cada um mais levado que o outro! Esse motor gigante ai é bem legal

      Excluir
  17. Outra pergunta! Quanto mais quente ficar a parte do cilindro que esquenta o ar e mais frio ficar a parte do cilindro que tem que ficar frio teria um melhor desempenho? Gostei muito desse projeto! Depois de entender realmente o funcionamento de um motor stirling e seus problemas irei fazer na serralheria pois se estiver tudo soldado com um material resistente eliminaria as fugas de ar totalmente (assim espero) e deve ter um material que seria usado como esolante termico que seria possivel separar a parte quente do frio (cilindro do pistão deslocador).
    O que aumentaria a fuga de ar! Mas seria uma boa tecnica para aumentar o desempenho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na teria é isso mesmo, quanto maior for a diferença de temperatura entre a as duas extremidades, maior será o desempenho.

      Mas se não pressurizar o motor, nunca terá um motor de grandes potências, aí irão surgir novos problemas, como terá que desenvolver alguma forma de transferir maior quantidade de calor para o fluído de trabalho (ar). Os motores que conheci na Web, não foi possível passar de 3 até 8 bar, pois maior pressão, o motor perdia potência, ao invés de ganhar potência, porque falta calor dentro do motor.

      Assim, o melhor metal para cilindro quente é em inox, resiste uma temperatura alta, mas ainda teria que ser um cilindro irrugado, por dentro e por fora, assim o calor e o fluído de trabalho terá maior área de contato.

      Quando o motor é pressurizado, ele deve ser pressurizado pelo cárter e não só nos pistões.

      Sim, se conseguir isolar termicamente as duas câmaras, melhor!

      Não faça o cilindro quente com metal de grande espessura, assim nunca irá conseguir esquentar suficientemente.

      Não use gelo na extremidade fria do motor, irá criar umidade dentro do motor e comprometer algumas peças.

      O regenerador é muito importante, mas precisa ser bem elaborada, a prova disso está no meu último vídeo que postei no meu canal:
      https://www.youtube.com/watch?v=5OdqD0wCyaQ

      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Mandei fazer o cilindro numa serralheria com material fino para que seja possivel esquentar mais rapido! e na parte fria estou pensando em colocar uma bomba que apenas ficaria tirando a agua do reservatório e colocando de volta, assim acredito que a agua não iria esquentar muito!
      amanha ficará pronta a parte do cilindro quente e frio mas com a tampa do pistão deslocador aberta para que eu coloque o pistão deslocador e irei voltar na serráleria para soldar a tampa e ao invés de colocar o pistão de trabalho do lado vou colocar em cima da tampa do lado do pistão deslocador!
      e Outra pegunta: vi no video do motor gigante que o pistão de trabalho era enorme, então será que quanto maior o diametro do pistão de trabalho, melhor o desempenho?
      e para retirar o atrito do verabrequim pensei em colocar rolamentos (2 para girar o eixo e 2 para girar os pistão e no eixo dos pistão colocarei um eixo com um tipo de dobradiça !
      muito interessante o regenerador !
      Assim que concluido irei postar no you tube oque eu fiz afim de vc medar novas ideias para um melhor desempenho!
      Obrigado por me ajudar!!

      Excluir
    3. Olá, esse cilindro é feito de qual metal? Soldar a tampa no topo do cilindro não é uma boa ideia, eu temo que isso não funcione, porque possivelmente o pistão irá ficar descentrado, o pistão tocando no cilindro quente.

      1 - Pergunto, qual o curso que esse pistão terá dentro do cilindro? Se ainda não souber, você pode medir antes de fechar!

      2 - Você fará nessa tampa duas buchas de apoio para a haste do pistão deslocador?

      Essa tampa, seria interessante se fosse removível, para facilitar a manutenção. Nos meus primeiros motores, que inclui esse acima, era complicado fazer essa manutenção, porque eu tinha que tirar a solda de estanho.

      Outra coisa, é provável que o serralheiro ao soldar, irá esquentar muito essa tampa, tenha cuidado para não danificar com o calor, a haste do pistão deslocador.

      Os motores com pistão deslocador feitos em bom brill, são mais rápidos e potentes.

      Sim, quanto maior o diâmetro do pistão de trabalho, possivelmente será melhor o desempenho, mas obviamente, tudo tem um limite e quanto maior diâmetro, maior será os seus problemas com atrito e fugas de ar.

      3 - Como e com que pretendes fazer o pistão e o cilindro do pistão de trabalho? Amigo, isso não pode ter atrito e quase nada fuga de ar e o pior, você NÃO pode usar óleo lubrificante no pistão, se usar, eu te garanto que NÃO vai funcionar. Essa é a questão mais complicadas de resolver em um motor Stirling!!! O motor não pode ter atrito e tudo produz um pouco de atrito!

      4 - Você comentou, usar 2 rolamentos no eixo! Não pode ser os tradicionais rolamentos, pois você pode achar que eles não tem atrito, mas a grande maioria dos rolamentos são pesados de girar. Se você que saber se o seu rolamento é de baixo atrito, primeiro de um jeito de encontrar um cabeçote de vídeo cassete e desmonte um e veja o atrito que este tipo de rolamento tem, eles são rolamentos de altíssima qualidade, mas não suportam pancadas, depois veja se os seus rolamentos são parecidos ou não.

      Dependendo do rolamento na biela, às vezes é melhor sem rolamento, faz pouco tempo que eu descobri em um teste, que os rolamentos dos braços leitores de HD, possuem um médio atrito, não são tão bons quanto de vídeo cassete. Se você tiver um HD velho, teste os rolamento e veja que isso já é para mim, um médio atrito, imagine um alto atrito dos tradicionais rolamentos que compramos.

      Sim, o regenerador faz muito diferença em um motor!

      Ok! Vá com calma na construção do seu motor, mesmo você usando outros materiais para a construção do seu motor, ele precisa ter o mesmo baixo atrito que o meu motor, se não, a sua construção será tudo em vão.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  18. Posso substituir os raios de bicicleta por raios de guarda chuva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, para este motor, não tem jeito, precisa ser raios de bicicleta, os de guarda chuva são muito fracos.
      O motor do Tutorial 2, eu já vi gente fazendo com raios de guarda chuva e funcionaram, mas com desempenho baixo.
      Este não tem jeito, precisa ser de bicicleta.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  19. Hola Leandro, no encuentro los conectores de luz de 6mm, ¿Qué otra cosa puedo utilizar para sustituirlos?
    Gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lo sentimos, no sé lo que podría utilizar para sustituirlos a estos conectores de cable de luz.
      En tu ciudad no tiene que vender?
      Se utiliza para conectar dos cables.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  20. Boa noite Leandro, montei o motor igual o tutorial 1 e ele não quer liga. Vc poderia me ajuda?

    Email: laise_braggio@hotmail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, já te enviei um e-mail com a resposta.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  21. Olá Leandro, gostaria de saber se eu poderia substituir o balão do vídeo por aquela bexiga maior que a gente usa em festas, para guardar balas e chicletes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, pode sim Substituir o balão simples, por este outro de festas, porém é bem caro!
      Leandro Wagner.

      Excluir
  22. faça um desse bi cilindro ja tentou? acho que iria ficar o maximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, no momento não tenho mais tempo para fazer motores, mas um dia farei um sim!
      Leandro Wagner.

      Excluir
  23. Hola ... el motorgenera en corriente alterna o continuua?

    ResponderExcluir