Todo o conteúdo é baseado no modelo da (fig. 1).
(fig. 1) |
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Listas dos materiais:
- 3 latas de refrigerante ou cerveja 350 ml, 68 mm de diâmetro (6,8 cm), para o cilindro quente e os dois cabeçotes;
- 1 lata de cerveja 473 ml, 68 mm de diâmetro (6,8 cm), como suporte do virabrequim;
- 2 latas de pêssego 830 g, com 100 mm de diâmetro (10 cm), para o forninho e o sistema de resfriamento;
- 1 tampa de uma lata spray de cabelo 63 mm de diâmetro (6,3 cm), para o cilindro do pistão de trabalho;
- 1 tampa de spray para secagem de esmalte de unhas ou mesmo de aerossol óleo desengripante de 53 mm ou 57 mm de diâmetro (5,3 cm ou 5,7 cm), para fazer a tampa "externa" do pistão de trabalho;
- 1 tampa de amaciante de 40 mm de diâmetro (4 cm), para fazer a tampa "interna" do pistão de trabalho;
- 1 balão número 10, para o pistão de trabalho;
- 1 câmara de motocicleta, (descartada em borracharia), cortada em duas tiras para colocar envolta do cilindro do pistão de trabalho afim de afixar o balão;
- 1 rolinho de lã de aço “Bom Bril”, testei as demais marcas, mas não obtive bom desempenho;
- 3 raios de bicicleta de 2 mm (conhecido por fino) todos em INOX, não recomendo os tradicionais;
- 1 raio de bicicleta de 2,5 mm (conhecido por grosso) em INOX, para biela do pistão de trabalho;
- 1 raio de bicicleta de 2,5 mm (conhecido por grosso) em INOX, para biela do pistão de trabalho;
- 2 moedas de 10 centavos, para os mancais (bucha de suporte para o virabrequim);
- 4 CDs para o volante;
- 1 gravadora de CD de computador ou aparelho de DVD estragado, para fazer o volante;
- 6 conectores de fio de luz 6 mm, encontrados em lojas que vendem material elétrico residencial;
- 1 pedaço de mangueirinha de plástico, para fazer a ligação entre os dois cilindros;
- 1 pedaço de ferro ou alumínio, para fazer o apoio de pistão trabalho;
- graxa, cola durepox, cola de silicone de alta temperatura essa encontrada em lojas de auto peças;
Medidas:
- Curso do pistão deslocador: 38 mm, 980 RPM - com curso reduzido para 36 mm, o motor atinge 1100 RPM
- Comprimento do pistão deslocador: 35 mm;
- Curso do pistão de trabalho: 16 mm ou 18 mm, neste motor foi feito com 17 mm;
- O comprimento do cilindro frio é 30 mm (3 cm), com diâmetro de 63 mm;
- A tampa externa do pistão de trabalho, possui 54 mm de diâmetro;
- A tampa interna do pistão de trabalho, possui 40 mm de diâmetro;
- O primeiro cabeçote com 60 mm de comprimento e o segundo entre 50 á 60 mm;
- O cilindro quente com 105 mm (10,5 cm) de comprimento;
- O comprimento da lata do sistema de resfriamento: 45 mm (4,5 cm);
- Todos os raios são 2 mm de diâmetro em inox;
Ferramentas usadas:
1 furadeira;
1 broca de 1,5 mm, 2 mm, 2,5 mm e 4 mm;
1 serrinha de cortar ferro;
1 mini morsa;
1 chaves de fenda, Philips, alicate de ponta e uma normal, martelo;
1 régua ou paquímetro de plástico;
1 graxa;
1 uma canetinha;
3 pregos;
1 estilete;
1 tesoura;Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.
Construindo um seguindo seus passos. Haviamos construido um outro mas não conseguimos faze-lo girar . Cabral
ResponderExcluirOlá Cabral, pelo que entendi, você fez dois motores e não funcionaram?
ExcluirCaso ainda tenha os protótipos, me descreva, que eu te ajudo a faze-los funcionar.
Leandro Wagner.
Oi Wagner, estou construindo um segundo suas instruções e assim que terminar te falarei o resultado e está de parabéns, pois e muito legal essa sua forma de desponibilizar o material, e a cada melhoria você divulga. Parabéns novamente pelo seu trabalho.
ResponderExcluirAnderson Viana
Oi Anderson, muito obrigado por acompanhar meus trabalhos.
ExcluirSe fizer conforme minha instruções terá bons resultados.
Caso tenha uma dificuldade, pergunte. Se postar um vídeo, me informe, terei satisfação em conhecer.
Leandro Wagner.
Eu quero comprar um já feito
ExcluirComo devo fazer
ExcluirEu conseguiria monta-lo em 1 hora?
ResponderExcluirOlá Lucas,
ExcluirNão acredito que alguém possa montar um motor igual a este em uma hora.
Se trabalhar intensamente é possível fazer um motor desses em 3 a 4 dias.
Leandro Wagner.
Muy buenas Leandro estoy a punto de realizar este proyecto, pero me hacen falta unas cosas en las que tengo dudas, el motor que hare será de 4 pistones, hasi que hare 4 veces el mismo prototipo pero todos estarán juntos con el cigueñal y los depositos de agua refrijeradora, (mediante un tubo de plastico), que pasara el agua refrijerada a todos los pistones y saldra por un tubo que estará conectada a un estanque con hielo, el agua será bombeada por un motor electrico al que le hise un propulsor , y mi duda es como conectare los cigueñales? y ,como estaran ordenados?, por decir el primer motor y el segundo las posiciones de los pistones desplasadores tienen que estar a noventa grados? y asi con los demas ? o tienen que trabajar al mismo tiempo, vi este video :http://www.youtube.com/watch?v=lvvyjJ8wz3Y
ResponderExcluiry los pistones trabajan de diferente manera, podre unir los cigueñales con un conector de luz y luego estañarlo para que quede bien fijo? y mi otro problema es que no tengo taladro ni brocas , podre hacer los orificios con clavos con la misma medida? y tambien pondre un generador en cada motor , el en orificio que hay que hacer para poder sacar el rayo del piston desplasador hay fuga? y que hago para sacar el maximo rpm a este motor? yo sugiero poner grasa a todas las partes que hay fricción o algun tip que me des tu?, Me despido que tengas buen dia y feliz año nuevo lleno de prosperidad y mucha salud, gracias por compartir esto con nosotros.
En primer lugar, si usted no ha taladrar, ningún uso para empezar a construir su motor, ya que el motor sesgado, con la fricción y las fugas de aire. Por lo tanto, es obligatorio el uso de brocas, para taladrar agujeros.
ExcluirEn primer lugar se construye un par de cilindros y ver si ya se está ejecutando sin problemas y luego construir los cilindros restantes.
A continuación, conecte cada cigüeñal con conectores de cables de luz. Pero hay que tener cuidado de los cigüeñales qe están perfectamente alineados, de lo contrario va a tener exceso de fricción en el extremo donde se apoya el cigüeñal.
La diferencia en grados siempre será 90 º de uno a otro.
Ejemplo: el primer conjunto de pistones, el pistón desplazador es la posición "cero", el pistón de potencia está en la posición "90",
A continuación, el segundo conjunto de pistón, la segunda posición del pistón desplazador 90 debe ser la misma posición del Primero conjunto del pistón de potencia del pistón de potencia, el segundo conjunto estará en la posición de 180 °.
El tercer conjunto de pistones, la tercera desplazador pistón debe ser de 180 ° posición, la misma posición que el pistón de potencia del segundo conjunto, del pistón de potencia del tercer conjunto estará en la posición 270 °.
El cuarto conjunto de pistones, el cuarto desplazador pistón debe ser 270 ° posición, la misma posición que el pistón de potencia del tercer conjunto, del pistón de potencia del cuarto conjunto estará en la posición de 360 ° o cero.
Es posible que no tenga fugas de aire en el orificio del pistón desplazador, es simplemente perfecto, no hay fugas de aire y sin fricción, como se demuestra en el video tutorial.
Para obtener la máxima RPM, no se puede tener fugas de aire y no hay fricción. Así que primero usted debe construir un solo motor como el mío, para ver cómo va a funcionar.
Sí, usted debe lubricar todas las partes móviles de la grasa del motor.
Yo también le deseo un feliz año nuevo con buen estado de salud.
Leandro Wagner.
muchas gracias por responder muy pregunta.
ExcluirParabens Leandro! sou apaixonado por mecanica, e estou muito ansioso para construir um desses seus projetos
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirObrigado amigo,
ExcluirSe você seguir as instruções a risca, com certeza terá êxito no funcionamento de seu motor.
Leandro Wagner.
Leandro, em primeiro lugar parabens pelo seu trabalho.
ResponderExcluirGostaria de saber qual a sua opnião sobre o motor perpétuo? ja construiui algum? acha que é possivel fazer um?
Olá amigo, obrigado pelo elogio.
ExcluirNão acredito que possa existir um motor perpétuo, pois um dia irá parar para reparos.
Eu acredito que um dia alguém irá conseguir construir um motor magnético ou até já exista, mas lembre-se que este tipo de motor, não é nada do que anunciam. Porque para fabricar um imã, você possui um enorme gasto em eletricidade, fora o alto custo da matéria prima e todo imã submetido a pólos contrários, super aquecimento e alta tensão, perderá o seu campo.
Conclusão: você gasta mais para produzir o imã, do que o motor irá produzir em energia para você, isso se funcionar! Pois nas condições que o imã é submetido nos vídeos do You Tube, os imãs logo irão perder o campo magnético.
Eu ainda acredito que um dia alguém vá desenvolver uma máquina que funcione com a energia gravitacional. É preciso descobrir uma maneira de consumir menos energia gravitacional para alavancar os pesos.
Então, diz o ditado "Nada se cria, tudo se transforma"!!! E nos dois casos, vale esse ditado.
Leandro Wagner.
Muito bom seu blog Leandro!
ResponderExcluirGostaria de saber se posso construir um motor stirling gama com latas de cerveja "tutorial 2" com o pistao de trabalbho do "tutorial 1".
Olá amigo,
ExcluirO motor não irá funcionar se você mesclar os dois motores, pois com um pistão Red Bull, dentro das latas de cerveja, terá muita área morta e com a lã não se tem problemas. Porque a lã regenera o calor, multiplicando inúmeras vezes o volume do ar, em relação ao pistão maciço, onde a dilatação do ar é menor, sendo necessário reaproveitar bem essa pouca pressão, começando reduzir ao máximo áreas mortas.
Você escolhe quais dos dois tutoriais e depois siga a risca até funcionar! Aí podes começar tentar outros tipos de alterações!
Boa sorte e obrigado por acompanhar meu trabalho.
Leandro Wagner.
Leandro estou fazendo um motor desses, e me veio uma coisa em mente, observei q em um dos videos q vi foi colocado ledes, sendo assim gerra energia
ResponderExcluircomo fazer para reaproveitar essa energia para fazer gerar mais calor assim substituindo
o fogo, mas não permanentemente, usando o fogo somente como um ponto d partida
Olá Elyabi,
ExcluirEssa sua ideia infelizmente não funciona. Porque o motor a chama possui uma potência aproximada de 100 Watts e a eletricidade que o motor é capaz de produzir é 0,3 Watts, ou seja, ainda falta mais 99,7 Watts em eletricidade, para produzir o mesmo calor que a chama a álcool produz, somente com essa energia o motor continua funcionando.
Leandro Wagner.
Qual sao as mediadas de espessura, largura e comprimento do pedaço de inox utilazado para fixar O pistao de trabalho? Urgente ! Pf reponda
ResponderExcluirMuito bom o seu progeto parabens!
Olá Anônimo, obrigado pelos elogios.
ExcluirO comprimento do raio inox usado como biela para o pistão de trabalho, varia conforme a construção de cada motor, ou seja, deves deixar o motor pronto e depois passa a cortar no comprimento necessário para o seu projeto, tanto para o pistão de trabalho como para o pistão deslocador.
O diâmetro do raio para o pistão de trabalho é 2,5 mm.
O diâmetro do raio para o pistão deslocador é 2 mm.
Vou te passar as medida do meu motor, mas se eu fosse você, não cortaria ainda, vai dar errado!
- o comprimento do raio do pistão de trabalho: 14,5 cm;
- o comprimento do raio do pistão deslocador incluído a dobra: 15,5 cm;
Leandro Wagner.
Vc entendeu errado , estou falando do modelo com latinhas mais o que quero perguntar e quais sao as medidas de espessura largura e comprimento da barra de banheiro inox que voçe utilizou ( de box de banheiro) para fixar o pistão de trabalho no cabeçote
ExcluirOlá Anônimo,
ExcluirEssa barrinha de alumínio que você se referiu, tem 3 mm de espessura, 6 mm de largura.
Já a extremidade que você fixa nos cabeçotes, tem 70 mm (7 cm) de comprimento e a outra extremidade para fixação do cilindro tem 55 mm (5,5 cm) de comprimento.
Leandro Wagner.
quanto saiu o material ?
ResponderExcluirOlá amigo,
ExcluirVocê perguntou qual o custo para construir este motor? Se for, nunca fiz este cálculo! Mas creio que em torno de uns 20 reais, isso inclui cola e uma e outra ferramenta.
Leandro Wagner.
olá, tem um amigo meu que vai fazer um projeto de feira de ciências então propus ele para fazermos um motor desses, como nos dois trabalhamos em uma torneadora vamos fazer com materiais mais pesados na construção da base e nos locais onde vai haver atrito quero colocar rolamentos pequenos mas o pistão tem que ser com material leve? temos pouco tempo para construir, mas depois mando um vídeo te mostrando o resultado!
ResponderExcluirOlá Warlleywns,
ExcluirVocê quanto mais leve o pistão mais o biela for, maior será o desempenho.
Com que metal pretendes fazer o pistão e o cilindro? Me refiro tanto para o cilindro quente como o cilindro frio!
Quais as medidas de curso e os diâmetros dos pistões?
Onde pretendes instalar os rolamentos?
Ok, mas é bem demorado construir um motor!
Leandro Wagner.
olá, tem um amigo meu que vai fazer um projeto de feira de ciências então propus ele para fazermos um motor desses, como nos dois trabalhamos em uma torneadora vamos fazer com materiais mais pesados na construção da base e nos locais onde vai haver atrito quero colocar rolamentos pequenos mas o pistão tem que ser com material leve? temos pouco tempo para construir, mas depois mando um vídeo te mostrando o resultado!
ResponderExcluirOlá amigo, desculpe a demora na resposta, mas realmente eu não fui notificado dessa sua pergunta, acredito que ocorreu algum problema no sistema.
ExcluirQual mais leve o pistão for melhor, mas maior cuidado que deves ter, é evitar ao máximo qualquer possibilidade de atrito, ou seja, até mesmo um simples óleo de lubrificação entre o pistão e o cilindro, pode condenar o funcionamento do motor.
Neste caso, eu recomendo que faça um cilindro polido com algum metal de seu agrado (inox ou aquele metal amarelo que esqueci o nome) e o pistão grafitado, assim não irá necessitar de lubrificação.
A vedação dos pistões deve ser praticamente perfeita, semelhante a uma seringa, porém com atrito muito baixo. Ex: se girar o pistão dentro do cilindro, ele deve permanecer girando por um tempo, como se fosse um eixo dentro de um rolamento.
Leandro Wagner.
Ola, estou construindo este seu motor e gostariade saber se injetarmos gas metano na câmara do pistao deslocador, se causará algum dano ou pegará fogo.
ResponderExcluirOlá Amigo,
ExcluirVocê me perguntou se é possível usar o gás metano como fluído de trabalho? Se sim, eu não recomendo! Primeiro porque você dificilmente irá confinar o gás dentro do motor. Obviamente o gás metano é inflamável, então recomendo muito cuidado, com as possíveis fugas de gás.
O coeficiente térmico do gás metano não é lá muito melhor que o próprio ar atmosférico.
Já o gás Hélio, esse sim é interessante, mas é mais difícil de conter dentro do motor, pois é de baixíssima densidade. Outra vantagem, ele não é inflamável, isso porque ele é um gás raro ou nobre e não reage praticamente com nada.
Você já fez o motor? Como ficou a vedação com ar atmosférico?
Leandro Wagner.
Olá, construímos um motor stirling gama com latas de cerveja o qual tínhamos como objetivo inicial conectar gás metano proveniente de um biogerador caseiro para faze-lo funcionar, mas como pode não ser uma boa ideia usaremos ar atmosférico mesmo. O problema é que nosso motor não esta funcionando, e não sei como resolver o problema.
ResponderExcluirOlá amigo, se você se refere usar o gás metano para produzir uma chama de calor, aí tudo bem, pode ser usado no lugar da lamparina de álcool.
ExcluirJá dentro do motor, lá recomendo não inserir gás, somente ar.
Vou te fazer umas perguntas para descobrir o problema do seu motor:
1 - Você fez o pistão deslocador em lã de aço? Se sim! Ele é transparente como eu demonstrei no vídeo?
2 - Quando o pistão de trabalho está desconectado do virabrequim, e ao puxar o balão, quantos segundos exatos foi necessário para que o balão inflasse com ar?
3 - Quando o pistão de trabalho está desconectado do virabrequim, e ao girar o volante e antes de parar por completamente ele se movimenta naquele vai em vem antes de parar por completamente? Mas o pistão deslocador deve estar conectado no virabrequim!
Me responda as 3 questões!
Leandro Wagner.
1- Sim, mas não ficou tão transparente como o demonstrado.
Excluir2- 5 segundos
3- Até que sim, mas não para completamente "para baixo".
Ok amigo,
Excluir1- Esse já é um probleminha, quando eu fiz o meu primeiro motor, não tive nenhum cuidado com a transparência do pistão deslocador e NÃO FUNCIONOU, não tinha atrito e nem fuga de ar. Isso que eu já tinha construído uns outros 5 motores que funcionavam muito bem, mas este com lã me surpreendeu. Depois de meses procurando a solução, descobri que quanto mais transparente melhor foi o resultado;
2- O ideal seria pelo menos uns 10 segundos, mas 5 segundos o motor já funciona;
3- Isso significa que tens atrito! ou do pistão deslocador no cilindro ou o virabrequim está torto;
O atrito da questão 3 pode ser o seu principal problema, mas é provável que o pistão não transparente também esteja auxiliando no não funcionamento do motor.
Primeiro deves resolver o problema de atrito, investigue se origem do atrito é no virabrequim e se não for, verifique se o pistão deslocador possui atrito no cilindro quente.
Se for atrito do pistão, então terás que abrir o motor, caso abra, já faça um novo pistão deslocador transparente.
Se resolver essas questões, é provável que o motor funcione.
5- Qual é o curso do pistão deslocador CONECTADO ao virabrequim? E qual é o curso do pistão deslocador DESCONECTADO do virabrequim?
Leandro Wagner.
Preciso usar este motor em um carrinho. Será que consigo movimentar o carrinho com a energia produzida por este motor ?
ResponderExcluirOlá Izadora, este motor possui sim potencia suficiente para mover um carrinho.
ExcluirPorém se fizer algumas modificações de curso nos pistões e no cilindro quente, terá ainda mais potência.
Mas para que o seu carrinho ande, primeiramente você deve fabricar um motor com desempenhos semelhantes aos meus, isso significa que o virabrequim deve ser alinhado, o pistão deslocador não deve ter atrito ao se movimentar, o mesmo pistão de ser praticamente transparente e praticamente sem fuga de ar.
Volte para o inicio dessa página e clique em "1600 RPM" e verá o melhora na potência as as alterações que comentei acima.
Leandro Wagner.
Olá, pretendo fazer esse motor para minha feira de ciencias.
ResponderExcluirVocê acredita que podemos (meu grupo) juntar os materiais e fazer o motor até dia 18/10?
Grato pela atenção,
Uendel
Olá Undel!
ExcluirEu acredito que será difícil de concluir a construção deste motor dentro deste prazo, a menos que tenha muito tempo livre disponível.
Como eu já tenho conhecimento e prática com esse motor, ainda necessito de pelo menos 40 horas de mão de obra para construção deste motor. Ainda não está somada as horas para coletar todos os materiais. Ou seja, necessitará de uma semana, 8 horas por dia!
Leandro Wagner.
Obrigado pela resposta rápida!
ExcluirTenho visto modelos de motores feitos na maior parte de papelão, você acredita que são bons, pelo menos para demostração?
Grato
Esse motores de papelão são funcionais, para simples demonstração de ver girando! Mas não acredito que seja muito mais rápido sua construção quanto aos meus.
ExcluirLeandro Wagner.
Olá! Não estou achando o raio de 2mm. Posso fazer com um mais fino ou mais grosso? Outra coisa, no vídeo tutorial, você não especificou onde vai o raio de 2,5mm. Em relação aos conectores de fio de luz, também não achei iguais aos que mostrou. Eu só achei um diferente que vem com uma peça de porcelana em volta. É possível destruir essa peça e arrancar os conectores de dentro dela? Obrigado.
ResponderExcluirRodrigo.
Olá Rodrigo!
ExcluirO raio de 2 mm, é o raio comum de bicicleta, conhecido por fino, porém eu sempre uso e recomendo, que use raios de inox, pois possuem o dobro da rigidez e não possuem alto relevo para ser usado como haste do pistão deslocador, garantindo que não tenha atrito no cabeçote.
Você pode sim usar os raios de 2,5 mm, esses são conhecidos como raio grosso.
Pode ser esse conector de luz, mas terá que remover a porcelana e também recomendo que seja pequeno como os meus.
Desculpe a demora na resposta, mas eu havia esquecido de responder.
Leandro Wagner.
como assim uma gravadora para o volante, nao já tem os 4 cd?
ResponderExcluirOlá Fábio!
ExcluirAlém dos 4 Cds, você precisa do suporte que fixa o CD, este suporte de plástico na cor preta, é encontrado dentro de uma gravadora ou de um aparelho de DVD.
Veja o final do vídeo:
(Motor Stirling, com partida automática - engine in cans with automatic start)
(http://youtu.be/clqCnai471E) e você entenderá o que expliquei.
Leandro Wagner.
ola lenandro meu projeto ja esta pronto, mas quando eu vou tentar funcionar ele não gira ele não te nenhuma fuga de ar porque isso acontece ?
ExcluirOlá Isaias!
ExcluirSe o seu motor não funciona, porque algumas coisas fez de diferente, vou fazer umas perguntas e quero que faça os devidos testes e depois me responda a cada uma:
1 - Você fez o pistão deslocador em lã de aço? Se sim! Ele é transparente como eu demonstrei no vídeo?
2 - Quando o pistão de trabalho está DESCONECTADO do virabrequim, e ao puxar o balão, quantos segundos exatos foi necessário para que o balão inflasse com ar? Este teste não é necessário fogo!
3 - Quando o pistão de trabalho está DESCONECTADO do virabrequim, e ao girar o volante e antes de parar por completamente ele se movimenta naquele vai e vem antes de parar por completamente? Mas o pistão deslocador deve estar CONECTADO no virabrequim!
Veja este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=2qz6AWkM2_s
Me responda, as 3 questões!
Leandro Wagner.
Fiz todos estes testes mas ele não funcionou era pra funcionar
ExcluirVou lhe mandar um video mostrando o meu motor stirling e te explicando
ExcluirOk Isaias!
ExcluirRealmente com um vídeo, será mais fácil de identificar um possível problema.
Mas qual foi o resultado da pergunta número 2???
Leandro Wagner.
passou um minuto
ExcluirOi Leandro Wagner, estou tentando fazer um motor semelhante ao seu, existem materiais fáceis de encontrar, mas outros não. Gostaria de saber onde posso encontrar os pistões desse motor e quanto custaria mais ou menos.
ResponderExcluirObrigado!
Olá João!
ExcluirQuais pistões você está comentando, o feito com balão ou o interno, feito de bom brill??
Estes pistões você não irá encontrar para comprar, somente se alguém fizer e vender para você. Eu até fazer para vender, mas não será barato, pois é trabalhoso.
Leandro Wagner.
Ola lenadro finalmente consegui botar meu motor stirling para funcionar, mas ele tem um pequeno vasamento de ar pela passagem do raio como posso resolver esse problema ?
ExcluirQue bom Isaias!
ExcluirResolver essa fuga de ar, realmente será complicado. A melhor opção, ainda seria fazer um cabeçote novo. Também pode ser resolvido, colando com cola de silicone, uma moeda com um furo feito na furadeira, que tenha pouca folga, para não ter atrito mas que tivesse uma boa vedação.
Me responda a pergunta abaixo, assim saberei se será necessário corrigir o seu problema:
Quando o pistão de trabalho está DESCONECTADO do virabrequim, e ao puxar o balão, quantos segundos exatos foi necessário para que o balão inflasse com ar? Este teste não é necessário fogo!
Leandro Wagner.
Passa exatamente 10 segundos
ExcluirOlá Isaias!
ExcluirSe realmente foi este tempo que o balão levou para inflar com ar quando você puxou o balão, o seu motor está bem vedado. Isso não compromete em nada o desempenho do seu motor.
Caso tenha um desempenho menor que o meu motor, o seu possível problema é atrito.
Leandro Wagner.
Ele não tem muita força, como posso resolver esse problema ?
ExcluirEstou fazendo um motor desses eu posso fazer o pistão de trabalho de cano PVC ? envés de tampa de spley ?
ResponderExcluirEstou fazendo um motor desses eu posso fazer o pistão de trabalho de cano PVC ? envés de tampa de spley ?
ResponderExcluirEstou fazendo um motor desses eu posso fazer o pistão de trabalho de cano PVC ? envés de tampa de spley ?
ResponderExcluirOlá Juan, você pode usar um cilindro de PVC, mas o diâmetro deve ser compatível com do meu vídeo, caso contrário, pode ter problema no funcionamento do motor.
ExcluirLeandro Wagner.
Olá fizemos o motor mas ele roda um pouco e logo para oque pode estar errado?
ResponderExcluirOlá Marcelo, pela sua descrição, o mais provável é excesso de atrito e possivelmente um virabrequim empenado.
ExcluirPara que possa avaliar e afirmar, só assistindo um vídeo, com o motor funcionando.
Leandro Wagner.
Olá Leandro gostei muito do seu trabalho e possível faser um motor de hum tamanho maior tipo com umas latas de tintas?? obrigado espero a resposta!?
ResponderExcluirOlá Valter, muito obrigado.
ExcluirNunca vi alguém fazer um motor com latas de tintas maiores, mas temo que não possa funcionar muito bem, devido sua pouca espessura, assim a mesma irá empenar ou furar com o calor, fora a ferrugem.
Mas conheço um Americano que fez com garrafa térmica em inox, esse tem um funcionamento interessante, obviamente também com seus limites, veja este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=joUCcJhBm8U
Leandro Wagner.
Adorei esses motores e seu blog e canal youtube são muito educativos e elucidativos acerca de ideias, por causa disso, já assisti e li vários projetos na internet em várias línguas cada qual com detalhes super interessantes e elucidativos. Excelente processo educativo esse seu! Parabéns!!
ResponderExcluirEstou tentando construir o meu, mas sem pressa!!
DGSX
Olá amigo, muito obrigado pelo elogio.
ExcluirOk, tenha todos os cuidados observados em meus vídeos, que terás sucesso no funcionamento do seu motor.
Boa sorte, o mais importante é não ter atrito e uma boa vedação.
Leandro Wagner.
Olá Leandro Wagner.
ResponderExcluirCara, parabéns pelos seus projetos de motor e por compartilhá-los. Seu modo de transmitir o seu conhecimento é show!Sou mecânico de motos e apaixonado por física.Por isso pretendo montar um de seus motores, apesar do tempo escasso.
Um tempo atrás havia pego com você a lista de materiais, mas houve contratempos.
Quando montá-lo vou deixá-lo em "exposição" na oficina.
Um deles, pois pretendo montar mais de um!
Tomara que eu tenha sucesso na montagem...
Um grande abraço!
T. Leandro
Olá T. Leandro!
ExcluirMuito obrigado pelo comentário. Sim, eu também não tenho mais tempo para me dedicar aos motores.
Só tenha um grande cuidado para que não tenha excessos de atrito, que com certeza o seu motor irá funcionar, veja este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=2qz6AWkM2_s
Leandro Wagner.
Da onde vc tiro essa ideia desse motor?
ResponderExcluirOlá amigo, em 2011 eu conheci um vídeo no You tube e desde aí, eu me interessei por ele, foi esses dois vídeos:
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=gHHiTz1Nnrw
https://www.youtube.com/watch?v=-LBAYLs-8oM
Leandro Wagner.
Óla Leandro!
ResponderExcluirGostaria de saber se vc pode me ajudar no seguinte caso montei o motor ele infla o balão normalmente mais na hora da partida ele não consegue rodar devido ter muito ar e faltar força vc poderia me ajudar e se possível passar seu e-mail ai mandaria foto de para vc ter uma noção.
Olá amigo, no seu caso, ele está com uma perfeita vedação, ou seja, até demais, Você precisa apertar com as mãos, sobre o balão, até o balão desinfle, ou faço um furo com uma broca de 1 mm no cilindro, para que essa pressão possa escapar, eu faço isso em meus motores.
ExcluirEu não posto o meu e-mail publicamente, se postar o seu, eu te retorno.
Leandro Wagner.
Ok obrigado Leandro
ResponderExcluirviniciusfabian67@gmail.com
Acabei de enviar um e-mail para você.
ExcluirLeandro Wagner.
Mano tem como vc manda a lista de materiais por e-mail para? carlosferreirafilho@globo.com
ResponderExcluirAtenciosamente.Carlos Ferreira.
Olá Carlos, te enviei conforme o solicitado, a lista de materiais.
ExcluirLeandro Wagner.
Boa noite Leandro
ResponderExcluirPreciso fabricar esse motor até dia 27...
poderia me passar um contato seu para eu ter um acompanhamento mais proximo, puder me mandar um e mail lucasdruszkoski@gmail.com , desde já agradeço.
Olá Lucas, acabei te enviando um retorno.
ExcluirLeandro Wagner.
Olá Lucas, acabei te enviando um retorno.
ExcluirLeandro Wagner.
Ola estoy haciendo un motor mas bi encontre radios de 2mm y estoy haciendo con radios de 4 mm .... esto en que me afectara ????
ResponderExcluirHola, es posible que tenga mucha fuga de aire con ese radio de 4 mm, además de tener exceso de vibración y el motor tiene un 30% menos de rendimiento.
ExcluirLeandro Wagner.
The engine you have made is fantastic .And this show how talented person you are . I want to make the same engine for my school project pls help to figure out in your video is that Cooper like Little thing that have scewed with the spokes at 27:44 in your video . Nice work done by you ...Pls reply if posible tell me at my email :- alankritsharma333@gmail.com
ResponderExcluirThank you very much and sorry for the delay in reply.
ExcluirWhat you asked me, is light wire connector, used to join two light wire, can be purchased in electric home electrical store:
See this page:
Http://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/05/foto-do-conector-de-fio-de-luz.html
Leandro Wagner.
Oi Leandro tudo bem ? Quero que vc tire uma dúvida ! Os matérias são aqueles que estão na descrição do vídeo ?? Se caso não for ..peço que me passe ... Lailsonalvesnunes@hotmail.com
ResponderExcluirOlá Laison!
ExcluirOs materiais usados nesse motor, estão descrito logo inicio dessa página, abaixo da foto (lista de materiais).
Leandro Wagner.
hola,quiero hacer este proyecto para una clase de la universidad.
ResponderExcluirno hablo portugues asi puedo construirlo solo siguiendo el video?
y la otra pregunta es cuanto tarda en arrancar?