sábado, 1 de junho de 2013

Cabeçote de um motor Stirling



O primeiro cabeçote possui 60 mm (6 cm) de comprimento e o segundo com uma variação entre 50 mm (5 cm), até 60 mm (6 cm) de comprimento, visto na (fig. 1).

Manual do motor Stirling, dois cabeçotes
(fig. 1)

Cabeçotes feitos em latinhas de alumínio "refrigerante/cerveja", não necessitam de buchas (fig. 2), porém recomendo o uso de raios em INOX, para haste do pistão deslocador, além da lubrificação em graxa, evitando o desgaste prematuro do cabeçote.

Manual do motor Stirling, orifício para a haste do pistão deslocador
(fig. 2)

O segundo cabeçote é encaixado 10 mm (1 cm), sobre o primeiro (fig. 3).

Manual do motor Stirling, o cabeçote é encaixado 10 mm (1 cm)
(fig. 3)


Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.


2 comentários:

  1. bom dia leandro! estou fazendo um projeto de motor stirling com lata de cerveja, e gostaria de usar o seu tutorial, mais meu projeto tem algumas restrições como diametro do pistao de trabalho de 35mm e cilindrada do motor de trabalho de 50 cm e do de deswlocamento 260cm, quais alterações vou precisar fazer para usar seu projeto? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Neto, Interessante o projeto, mas também tenho algumas dúvidas sobre o seu projeto.
      Você mencionou que o seu pistão de trabalho tenha no máximo 35 mm de diâmetro, então o seu pistão será maciço, tipo usinado???
      Se assim for, eu não faria com curso superior a 30 mm e teria 29 cm³, pois acima disso, o motor vibra excessivamente e perde muita rotação. Se esse pistão realmente for maciço, precisa ser leve e nada de atrito. Se fosse meu projeto, faria o pistão com de trabalho com 24 mm de curso, sendo este os 35 mm de diâmetro. Ele não pode ter nada de atrito, ele deve ser como neste vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=Zp_SKvcRE30
      Você comentou que a cilindrada do deslocador é de 260 cm³, pois bem! A lã de aço não ocupa espaço dentro do motor, como será feito este cálculo??? Você vão fingir que o pistão feito em lã de aço ocupe espaço?
      Preciso desse conhecimento, para lhe dar as demais dicas.
      Leandro Wagner.

      Excluir