O primeiro cabeçote possui 60 mm (6 cm) de comprimento e o segundo com uma variação entre 50 mm (5 cm), até 60 mm (6 cm) de comprimento, visto na (fig. 1).
(fig. 1) |
Cabeçotes feitos em latinhas de alumínio "refrigerante/cerveja", não necessitam de buchas (fig. 2), porém recomendo o uso de raios em INOX, para haste do pistão deslocador, além da lubrificação em graxa, evitando o desgaste prematuro do cabeçote.
(fig. 2) |
O segundo cabeçote é encaixado 10 mm (1 cm), sobre o primeiro (fig. 3).
(fig. 3) |
Leandro Wagner.
bom dia leandro! estou fazendo um projeto de motor stirling com lata de cerveja, e gostaria de usar o seu tutorial, mais meu projeto tem algumas restrições como diametro do pistao de trabalho de 35mm e cilindrada do motor de trabalho de 50 cm e do de deswlocamento 260cm, quais alterações vou precisar fazer para usar seu projeto? obrigado
ResponderExcluirBom dia Neto, Interessante o projeto, mas também tenho algumas dúvidas sobre o seu projeto.
ExcluirVocê mencionou que o seu pistão de trabalho tenha no máximo 35 mm de diâmetro, então o seu pistão será maciço, tipo usinado???
Se assim for, eu não faria com curso superior a 30 mm e teria 29 cm³, pois acima disso, o motor vibra excessivamente e perde muita rotação. Se esse pistão realmente for maciço, precisa ser leve e nada de atrito. Se fosse meu projeto, faria o pistão com de trabalho com 24 mm de curso, sendo este os 35 mm de diâmetro. Ele não pode ter nada de atrito, ele deve ser como neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Zp_SKvcRE30
Você comentou que a cilindrada do deslocador é de 260 cm³, pois bem! A lã de aço não ocupa espaço dentro do motor, como será feito este cálculo??? Você vão fingir que o pistão feito em lã de aço ocupe espaço?
Preciso desse conhecimento, para lhe dar as demais dicas.
Leandro Wagner.