sábado, 1 de junho de 2013

Tutorial 2, página 2 passo a passo, como fazer um motor Stirling caseiro


Cilindro quente:


Na (fig. 9) é possível visualizar o estilete apoiado sobre uma base, para então iniciar o giro manual da lata, efetuando assim o corte.

Manual do motor Stirling, cilindro quente feito com latinha de alumínio
(fig. 9) Cortando com estilete a lata



Não recomendo o uso de tesoura no corte das latas de alumínio, porque com o corte ocorre pequenas irregularidades, que acarreta o rompimento do cilindro ao encaixar o cabeçote.

Manual do motor Stirling, cilindro cortado com tesoura
visualização do corte irregular com tesoura



Na imagem abaixo, um exemplo do cilindro danificado ao tentar encaixar o cabeçote no cilindro.

Manual do motor Stirling, rompimento do cilindro por falhas no corte
Rompimento do cilindro, ao encaixar o cabeçote



Medida: cilindro quente (fig. 10) tem 105 mm de comprimento (10,5 cm) e com 68 mm de diâmetro (6,8 cm);

Manual do motor Stirling, cilindro quente feito com latinha de alumínio
(fig. 10) cilindro quente



Reservatório de água:


Lata do sistema de resfriamento (fig. 11) tem 45 mm de comprimento (4,5 cm) e 100 mm de diâmetro (10 cm);

Manual do motor Stirlin, lata de pêssego, reservatório
(fig. 11) lata do sistema de resfriamento



Na (fig. 12), estão dispostas as medidas em diâmetro de cada tampa, para a construção do pistão de trabalho.

Manual do motor Stirling, tampas para o pistão de trabalho
(fig. 12) cilindro quente


Tampa externa do pistão de trabalho: possui 53 mm (5,3 cm) de diâmetro;
Tampa interna do pistão de trabalho: possui 40 mm (4 cm) de diâmetro;
Balão: o tipo do balão é conhecido por número 10.

Na imagem da (fig 13), estão todos elementos necessários para a montagem do pistão de trabalho.

Manual do motor Stirling, tampas com medidas usadas para fazer o pistão de trabalho
(fig. 13) tampas para o pistão de trabalho



Cilindro do pistão de trabalho: é 63 mm de diâmetro (6,3 cm) e 30 mm de comprimento (3 cm), que também é conhecido como cilindro frio;

Manual do motor Stirling, tampas para cilindro do pistão de trabalho
(fig. 14) cilindro frio



Duas mangueiras: dois caninhos de plástico com 6 mm de diâmetro (0,6 cm), de ligação para os dois cilindros (fig. 15). Caso usado somente uma mangueira, será comprometido o fluxo de ar entre os dois cilindros, que resultará 200 RPM a menos em visto este projeto.

Manual do motor Stirling, mangueirinhas de plástico de 6mm
(fig. 15) indicação da mangueira de plástico



Vedação do pistão: duas borrachas de câmara de moto cortadas para afixação do balão no cilindro frio, onde a borracha interna é de 25 mm (2,5 cm) de largura e a outra borracha externa com 35 mm (3,5 cm) de largura, visualizado na fig. 16. Também não é necessário cola para a vedação do balão sobre o cilindro.

Manual do motor Stirling, borracha para a vedação do pistão de trabalho
(fig. 16) borracha para vedar o pistão



Curso do pistão de trabalho: o curso total do pistão de trabalho é 16 mm (1,6 cm);

Manual do motor Stirling, borracha para a vedação do pistão de trabalho
(fig. 17) borracha usada na vedação do balão

Outras opções, tipos e informações complementares para a fabricação do pistão de trabalho (pistão frio), você encontra nessa outra página abaixo:

                                                                                         
                                Clique nas fotos para acessar a referida página!


Suporte: a lata de suporte do virabrequim (fig. 18), é uma lata de 473 ml, que tem 155 mm (15,5 mm) de comprimento, sendo a localização do centro do furo para afixação do virabrequim, em 30 mm (3 cm) medidos de cima para baixo.

Bielas: as bielas dos dois pistões devem ser cortadas depois do motor montado.

Manual do motor Stirling, suporte do virabrequim
(fig. 18) cilindro quente





Como aumentar a velocidade do motor em latas de alumínio para 1600 RPM >>>






Confira a lista de materiais de outros modelos de motores Stirling:


Manual do motor Stirling, gama, caseiro 700 rpm


Confira a lista de materiais de um motor Stirling "Gama" feito em latas de spray!











Confira a lista de materiais de um motor Stirling "Alfa" simples, feito com seringas de vidro!











Confira a lista de materiais de um motor Stirling Alfa melhorado, feito com seringas de vidro!







Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.


19 comentários:

  1. vc nao tem nenhum video ou uma explicaçao que fala como fazer o pistao de trabalho ?

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    1. aonde vai as tampas de spray activia o cilindro quente

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    2. na figura 13 mostra o que eu esto perguntando

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  2. Olá amigo,
    Tenho sim um vídeo que explica a construção do pistão de trabalho, assista o vídeo citado abaixo, desde o instante "13:23":
    http://youtu.be/itZDyNGpZVs

    Leandro Wagner.

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    1. Meus parabéns pelos vídeos feliz 2014

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    2. Olá amigo, obrigado e também te desejo um ano de prosperidade e muita saúde.

      Lamento a falta de tempo, para que fosse possível apresentar mais projetos interessantes ou mesmo evoluídos. Mas vamos fazendo dentro do possível.

      Leandro Wagner.

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  3. ola leandro. vc tem augum video que mostracomo fazer o cilindro quente (fig. 17) acima ?
    ass: wallyson

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    1. Olá Wallyson,

      Tenho um vídeo que explica a construção do cilindro quente (fig. 9), veja este vídeo:
      http://youtu.be/itZDyNGpZVs

      E também no mesmo vídeo, a lata superior de suporte para o virabrequim (fig. 17).

      Qualquer dúvida, pergunte.
      Leandro Wagner.

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  4. Olá Wallyson,

    Verifiquei que o blog está com o problemas ao inserir o link no comentário, para encontrar o vídeo que sitei, visite o meu canal no You tube e procure pelo vídeo:

    ([Tutorial simples] Como fazer motor Stirling caseiro passo a passo - As do Stirling engine ), a resposta para sua dúvida está lá.

    Vou tentar sanar o problema no meu blog.

    Leandro Wagner.

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  5. ai leandro da para fazer essa lata superior com energetico "monster energy" de 500ml ?
    ass: wallyson

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    1. Olá Wallyson,

      Eu ainda não conheço essa lata "monster energy" que você mencionou, mas se ela tiver o mesmo diâmetro que as latas de cerveja normais, você pode usar sim.

      Leandro Wagner.

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    2. Olá Wallyson,

      Você encontrou o vídeo tutorial que eu te indiquei?

      Leandro Wagner.

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  6. a lata de monster energy tem 170mm de altura e 60mm de largura sera que da para fazer ?
    ass: wallyson

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  7. Olá Wassyson,

    Eu acredito que essa lata "monster energy" deva ter 57 mm de diâmetro, pois a Red Bull 355 ml tem 57 mm de diâmetro.

    Você pode sim usar essa lata, porém os 2 cabeçotes e mais a lata que suporta o virabrequim, terão que ser com esse mesma marca.

    - Se essa lata for fina como a Red Bull, não aconselho, elas são muito frágeis em relação as convencionais de cerveja e refresco. Podendo ocorrer deformações no cabeçote e cilindro ao encaixá-las, provocando possíveis fugas de ar.

    - Também o fundo da lata pode entrar em fusão precocemente ao inserido calor sobre o cilindro, devido sua pequena espessura, caso essa lata seja fina como a Red Bull.

    - Outro problema que você irá enfrentar, será na construção do pistão deslocador em lã de aço, lembro que a tampa de afixação da lã no raio deste pistão, possui 54 mm de diâmetro, sendo assim o seu pistão deverá estar perfeitamente centralizado, caso contrário, o pistão terá um forte atrito sobre o cilindro.

    Na minha opinião, recomendo que faça com as latas do meu projeto, evitará maiores problemas. Não é impossível fazer um motor com as latas que você citou, porém crítico para construir e sendo assim com maiores chances de ocorrem problemas.

    Leandro Wagner.

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  8. Olá, tudo bem ?
    Gostaria de saber se você tem algum vídeo explicando como fazer o pistão de trabalho com o joelho de pvc, o que é encontrado no motor de 1600 rpm, pois não achei nada referente a isso.

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    1. Boa tarde, tudo bem!

      Peço desculpas, eu ainda não tenho um vídeo explicando a colagem do joelho de PVC, não tive tempo!

      Leandro Wagner.

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  9. Olá Leandro,voce poderia me dizer a medida da altura da tampa de 53 mm de diâmetro usada no pistao de trabalho?.

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    1. Olá! Essa tampa tem em torno de 1 cm de altura, isso não é critico.
      Leandro Wagner.

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  10. Oi Leandro. Gostaria de saber se posso substituir as mangueiras de plástico que saem do cilindro de pistão de trabalho, por mangueiras de borracha.

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