O pistão de trabalho (fig. 1) é responsável pela produção de força, compressão e descompressão nos modelos Gamas e Betas, onde este pistão também é conhecido por (pistão de força, pistão frio e pistão de potência).
(fig. 1) clique na foto, para ampliar novamente |
Para a construção do pistão da fig. 1, foram usado um joelho de 20mm em PVC, uma bucha de PVC de 25/32mm, outra de 32/40mm e a última de 40/50mm do PVC branco. A abraçadeira é usada no cano do filtro de ar de carro, sua numeração é 50/60 mm.
Confira o vídeo da construção do pistão de trabalho:
Pistão com capacitor: na (fig. 2) é visualizado um pistão de trabalho com capacitor de TV ou de fonte de computador, na qual tem 25mm de diâmetro, que é introduzido no tubo de vidro de pistola de seringa de vacinar gado, da marca "Walmur". Também foi usado um joelho de PVC de 20mm, cortada a borda superior, para fazer o encaixe perfeito do tubo de vidro sobre o joelho, aliado com cola de silicone de alta temperatura. No capacitor foi parafusada um pedaço de metal para afixação da biela.
(fig. 2) clique na foto, para ampliar novamente |
Lubrificação do pistão: como lubrificante, recomendo usar silicone vegetal de painel automotivo, mas deve ser polir com um pano sobre o pistão, com isso é reduzido o atrito do pistão sobre o cilindro, evitando seu travamento do pistão.
Proibido: não recomendo usar lubrificante no pistão a base de petróleo e sim a base vegetal, porque o óleo irá reagir contra o plástico do capacitor, já que a matéria prima do plástico tem origem de petróleo. O óleo também produz um enorme arrasto mecânico sobre o pistão, impedindo que o motor ultrapasse os 600 RPM.
Onde comprar o tubo? Este tubo de vidro pode ser comprado em agropecuárias, sendo este da marca WALMUR de 50 ml.
Balão: Eu recomendo usar no mínimo o balão de número 8", sendo ideal de número 10" (fig. 3).
(fig. 3) clique na foto, para ampliar novamente |
Sugestão de tampa: para substituição do botão de rádio na construção do pistão de trabalho, sugiro usar a tampa de produtos de limpeza ou iogurte, são tampas com 35mm de diâmetro.
(fig. 4) clique na foto, para ampliar novamente |
Fotos: fotos das tampas de produto de limpeza e iogurte (fig. 4).
(fig. 5) clique na foto, para ampliar novamente |
Outra opção é fazer um pistão maciço com durepox:
Atenção: este vídeo acima e o texto abaixo são de propriedade de Silas Marques Ferreira >>>
[Pistão feito com durepox no próprio cilindro a ser utilizado, que é forrado com +- 2 voltas de plástico (pacotes de bolacha), besuntados com vaselina ou óleo para não grudarem a massa. Forra-se o interior do cilindro com o plástico, coloca-se a massa já no formato mais próximo possível, mas com uma boa folga para não forçar e enrugar o plástico. Usando o lado liso de uma broca, ou outra ferramenta qualquer, ir pressionando a massa até que tome a forma do cilindro. Após isso, pressionar no centro para que forme o furo central do pistão e, após a secagem, furar transversalmente para inserir o eixo da biela. Para as manivelas, usamos clipes nº 8, que são fáceis de se dobrar, e pedaços de tubo de cotonetes como buchas.] Fonte do próprio vídeo público.
Ou montar um pistão maciço, com alumínio de latinha e com muita precisão:
Atenção: este vídeo acima e o texto abaixo são de propriedade de Edson C. C. de Menezes >>>
[Cilindros em vidro, pistões de trabalho em alumínio de latinha de refrigerante] Fonte do próprio vídeo público.
Ou opção é desenvolver um pistão com resina de fibra de vidro:
Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Olá Leandro, gostaria de saber qual o tipo/tamanho da abraçadeira. Obrigada.
ResponderExcluirOlá Ana, já farei a complementação no texto acima.
ExcluirA abraçadeira é usado no cano do filtro de carro, sua numeração é 50/60 mm.
Leandro Wagner.
Leandro, qual é o tipo de solda q vc usa pra sodar as pequenas juntas de metal. É estanho de solda de 120w
ResponderExcluirOlá Henrique, essa solda que eu uso, é a mesma usada em oficinas eletrônicas, estanho normal, para soldar componentes eletrônicos.
ExcluirLeandro Wagner.
Olá Leandro, cara estou tentando montar um motor como o seu para um seminário que eu tenho que apresentar para a cadeira de termodinâmica, quando você esta montando o pistão de trabalho existem dois furos nas buchas de pvc. Qual a função deles?
ResponderExcluirOlá Robledo, os furos no PVC, são para fixar um suporte de metal, para eliminar a vibração do cilindro e não descolar o joelho de PVC no cilindro quente.
ExcluirLeandro Wagner.
Obrigado Leandro! Qualquer duvida volto a te incomodar hehe, e aproveitando, parabéns pelos teus trabalhos cara, sensacional mesmo os motores que você montou. Vou conseguir por em pratica o que estou vendo e calculando em teoria! Valeu
ExcluirMuito obrigado, eu fico feliz que tenha gostado.
ExcluirLeandro Wagner.
Estou construindo agora
ExcluirLeandro como faço para fazer com tampa
ResponderExcluirOlá, se queres fazer um pistão com tampas, sigas as orientações dessa página:
Excluirhttp://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/06/tutorial-2-pagina-2-passo-passo-como.html
Neste vídeo também tem a montagem:
http://youtu.be/itZDyNGpZVs
Leandro Wagner.