segunda-feira, 17 de março de 2014

Como funciona um motor Stirling Gama?


Motor Stirling Gama

Este está entre o modelo mais conhecido, é constituído por dois cilindros independentes, onde o pistão quente (pistão deslocador) faz o deslocamento do fluído de trabalho (ar ou gás) entre a extremidade "quente e fria", suspenso por uma haste deslizantes sobre buchas, pelo centro do cilindro quente e este pistão é totalmente isolado e confinado do ambiente externo.

O segundo pistão, conhecido como pistão de trabalho, encontra-se separado do cilindro quente, diferentemente do Beta. Esse é responsável pelo trabalho do motor (compressão, expansão, descompressão e contração do fluído de trabalho).

Manual do motor Stilring Gama, What is a Gamma Stirling engine

Veja a explicação do funcionamento do motor Stirling Gama neste vídeo abaixo:



Veja neste vídeo onde o pistão de trabalho encontra-se ao lado da estrutura principal.




O segundo "Motor Stirling Gama" é um modelo onde os pistões se encontram em posição de "L", onde os dois pistões trabalham em um ângulo de 90° ligados a um único ponto no virabrequim.

Manual do motor Stirling Gama em 90º ou L invertido, What is a Gamma Stirling engine


Exemplo de um motor:



Todos os motores do modelo Gama, possuem um pistão deslocador suspenso por uma haste dentro do cilindro quente e o pistão de trabalho é responsável pela absorção da pressão, transformando em movimento mecânico, além de fazer a compressão e descompressão do ar.

Conheça o Tutorial de um motor Stirling caseiro Gama simplificado>>>


Qualquer dúvida ou sugestão de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.

33 comentários:

  1. hola...gostaria d saber qual e melhor o mais eficiente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Sem dúvida o motor mais eficiente é o modelo Alfa, mas é um motor muito mais sensível e exigente quanto aos atritos.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  2. Hi Sir my name is Yesid. I'm from Colombia. I just want to tell you that you are such a genius. You have inspired me to start working on my own Stirling engine. I wish I could show it to you by the time I finish it.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Yesid!
      Thank you for the compliment, I'm glad to know that liked my videos.
      Certainly, I would like to know your engine when power send me a video link of your engine!
      Leandro Wagner.

      Excluir
  3. Olá , Você pode me dizer qual seria o motor mais facil de se produzir , para uma apresentaçâo escola ? . Obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, o motor mais fácil, é do "Tutorial 2", no inicio dessa página você encontra essa opção.
      É o motor feito em latas de cerveja.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  4. Leandro, estou com um projeto de Fisica e escolhi para fazer uma demostração, mas o problema e que eu preciso de um motor stirling que seja eficiente e que eu consiga ter certeza que ele vai poder funcionar. mas não poderia ser com materiais
    reciclados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica, quanto seria este motor eficiente?
      O que seria não usar materiais recicláveis?
      Após essa resposta, verei o que posso lhe aconselhar.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  5. Leandro, boa tarde!
    Estou desenvolvendo um projeto e a ideia é construir um motor stirling. Como a Mônica a minha ideia é fazer um usinado que consigo acender um lâmpada. Teria algum projeto (desenho técnico) de algum ou alguma lista de peças ou dicas para me ajudar?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson, fazer um motor usinado, é mais complicado, que fazer um motor caseiro.
      Não tenho nenhum desenho técnico, mas vou te adiantando que o modelo gama seria a melhor escolha, porque terá menores problemas com fuga de ar e principalmente atrito.
      O motor Alfa é muito chato, não recomendo para um iniciante, esse seria um modelo Gama:
      https://www.youtube.com/watch?v=_QkHJiJqgqw
      O cilindro do pistão frio, eu recomendo que faz em latão e depois deve ser bronido, já o pistão deve ser feito com tarugo de grafite, é um material preto meio caro, nesse vídeo abaixo, você pode ver como seria o pistão:
      https://www.youtube.com/watch?v=GjIC1UIFhNA
      Não necessita de lubrificação, se for para ligar leds, o pistão não precisa ter um diâmetro maior que 15 ou até 20 mm.
      Já o curso para cada pistão, no máximo 20 mm para o pistão frio e de 15 até 20 mm para o pistão quente. Eu faria de 17 mm de curso para o pistão quente.
      Esse motor chinês que citei acima, tem 11 mm de curso para cada pistão.
      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Olá Leandro Wagner!
    Se eu fazer um motor stirling gama grande de 1 metro de altura + ou - com todos os dados especicicos ele irá funcionar igual ao da latinha de cerveja só que com mais força?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!

      Um motor nas dimensões que você comentou, funciona sim! Mas a rotação será entre 300 rpm ou menos e um boa força.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  7. Obrigado!! Tem como você me passar seu WhatsApp pelo meu email? O email é
    danielportes42@gmail.com
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, te retornei por e-mail. Pois eu não tenho WhatsApp.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  8. Parabéns pelo site, pelos projetos e pela didática, continue assim e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  9. qual e a altura do motor de latinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este motor tem a altura total de 40 cm, já o motor
      Leandro Wagner.

      Excluir
  10. Estou desenvolvendo um trabalho escolar e gostaria de saber aonde eu posso usar o motor stirling, em um barco talvez? e eu posso usar o gama? Se puder me responder, serei muito grata.
    email: viarinag@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o motor for feito desta forma caseira e pequeno, pode ser usado em barcos de brinquedo.
      Pode ser o modelo Gama, ele tem um bom torque em baixa rotação.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  11. Ola Leandro. Parabens. Trabalho com sistemas para gerar altos volumes de syngas a partir de lixo ou biomassas ou detritos industriais. Já temos sistemas capazes de gerar 1,3 mwh com 1 ton de lixo por hora. Contudo, ainda estamos na dependencia dos caros, barulhentos e problematicos moto-geradores da cummins, perkins, mwh e outros. Também, já temos um alternator brasileiro fantastico, o alterima (exigencia de 1.500 rpm para gerar 30 kwh), capaz de gerar sob encomenda ate 300 mwh. Contudo, ainda não temos o motor revolucionario para queimar tal gas e produzir a força motrizm mesmo que de grande porte? precisamos no minimo de 300 kwh e temos syngas e carvão pirolito a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, para este fim de 30 KWh, não terá um motor Stirling, só se for fabricado pela NASA, Philips, pois tem pesquisa avançada e dinheiro para produzir um motor de altíssimo custo.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  12. leandro se vc adaptar um cooler grande como gerador no lugar de um motor
    continuo dc vc vai ter um rendimento muito maior, provavelmente vc vai conseguir acender muito mais leds e faça um retificador simétrico na saida de tensão do cooler(os três pinos que ligam a bobina no circuito do pwm do cooler ). retire o circuito vc não vai precisar dele ,solde três fios nos pinos da bobina e use um multímetro com o motor ligado pra descobrir as duas fazes de maior tesão solde dois diodos 1n4007 na posição anodo e katodo deixando as outras pontas livres anodo e katodo ou seja soldeos em v , solde dois capacitores (470uf ou maior/16v) positivo e negativo deixando três pontas livres ,ligue os diodos ,o ando no (-) do capacitor e o katodo no (+) do outro capacitor e as duas fases do cooler vc vai ligar uma nos diodos e a outra no (-/+) onde foi soldado o mais e menos dos capacitores e proto vc ter uma tesão maior e vai acender muito mais leds a alimentar outros dispositivos que precisão de maior tensão . obrigado pela atenção .

    ResponderExcluir
  13. Consigo fazer o Gama sem o resfriamento com agua , e com joelho no lugar das mangueiras? obs : sem o a lata para resfriamento manter pouco tempo ligado pra n da pre-aquecimento certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Victor, é possível fazer um modelo Gama, sem sistema de resfriamento e com joelho, eu s´p não tenho vídeo tutorial disso, mas veja a este 3 vídeos:
      https://www.youtube.com/watch?v=uhWcKC63BGM
      https://www.youtube.com/watch?v=HVFjjRB84sA
      https://www.youtube.com/watch?v=iDpCcPRsmXQ
      Leandro Wagner.

      Excluir
  14. Eu só achei seringa de 13 ml, o que eu devo mudar no motor e quais medidas devem ser mudadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, pode ser a 13 ml, só reduza o curso de cada pistão para dos atuais 17 mm para 15 mm. Mas precisa ser seringas com ponta de vidro.
      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Uma correção, a seringa deve ser com ponta de metal e não de vidro.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  15. Olá Leandro, gostaria de bater um papo com você á respeito da vedação dos cabeçotes, e eu acredito que tenho uma ideia muito boa para esse ponto sobre o motor e que incomoda á muitos na hora do funcionamento do motor, ou como alguns diria: na hora do "agora vamos ver se funciona"...
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode comentar a sua ideia, estou disponível conforme for possível.
      Leandro Wagner.

      Excluir