quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fotos do cilindro



Medidas: o curso total (movimento do pistão), é de 28mm e evitando deixar uma folga superior a 3mm em cada extremidade do pistão. Ex: 2mm de folga na extremidade superior + 70mm de comprimento do pistão + 28mm de curso total do pistão + 2mm de folga antes do pistão chegar ao fundo do cilindro, total = 102mm é o total de espaço interno do cilindro  e + 18mm de borda para o encaixe do cabeçote na parte superior do cilindro, sendo 120mm de comprimento total do cilindro (medição externa). O pistão deslocador (Red Bull) encontra-se suspenso pela haste dentro do cilindro, sem tocar o cilindro e o cabeçote. (fig. 1).

Manual do motor Stirling, cilindro e pistão deslocador
(Fig. 1) clique na foto, para ampliar novamente


O centro do furo no cilindro: o centro do furo para a colagem da luva de PVC "20mm", está a uma distância de 30mm de cima para baixo (fig.2).
Isso não é crítico! Tente fazer este furo o mais perto possível do cabeçote, mas observe que o cabeçote não tampe esse furo.

Manual do motor Stirling, cilindro quente com medidas
(Fig. 2) clique na foto, para ampliar novamente


Comprimento do cilindro: comprimento total da lata (fig. 3), após corte é de 120mm (12cm).

Manual do motor Stirling, cilindro com medidas
(Fig. 3) clique na foto, para ampliar novamente

Recomendação: certifique-se que não a vazamento de ar. Pois este motor não funciona com VAZAMENTOS de ar e  ATRITOS. Caso tenha vazamento de ar, mal funcionará ou nem terá a partida inicial.



Lata para cilindro: em meu projeto, usei a lata de spray desengripante como cilindro (3° lata vista na foto abaixo), porque ela é mais resistente na montagem e não amaça com o vácuo do motor.

Manual do motor Stirling, sugestões de latas para fazer o cilindro quente
As latas são 57mm de diâmetro e podem ser usadas como cilindro!!!

Observação: as duas primeiras latas de alumínio (1° e 2°) se usadas como cilindro, estarão sujeitas a deformação com o vácuo na contração do ar, não ocorrendo o mesmo problema com as latas (3°, 4° e 5°).

Medidas: todas essas latas possuem 57mm de diâmetro e o comprimento externo do cilindro é de 120mm, depois de cortada.



Cuidado: somente usem lata de inseticida como cilindro (fig. 3), caso não tenham outra a disposição. Pois o produto embalado em seu interior é tóxico e a lata submetida ao calor, inicialmente libera um gás tóxico, prejudicando as vias respiratórias, então é necessário expor o cilindro sobre calor intenso, antes mesmo de monta-lo, além do uso de máscaras respiratórias.

 Manual do motor Stirling, sugestões de lata e cuidado para fazer o cilindro quente
(Fig. 3) clique na foto, para ampliar novamente

Cuidados com o corte da lata spray: antes de iniciar qualquer corte dessas latas, deve ser descarregado totalmente o produto e a pressão contida no seu interior, para que não ocorra um jato de spray acidental sobre quem estiver manuseando.


Serrinha: o corte pode ser realizado sem problemas, com uma serrinha de cortar ferro de punho.

Ferramentas elétricas: NÃO recomendo o uso de ferramentas elétricas para abrir a lata, evitando qualquer risco de explosão com fagulhas do corte (fig. 4). Nunca tive problemas ao abri-las, mas é essencial tomar alguns cuidados!


Manual do motor Stirling, mini retífica, conhecida pela marca "Dremel"
(Fig. 4) clique na foto, para ampliar novamente


Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.

4 comentários:

  1. OLA, GOSTARIA DE SABER SE NO PISTÃO SÃO 120MM TOTAL, COM O RAIO QUE ESTÁ JA ENCAIXADO NA LATA DE RED BULL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pistão deslocador tem 70 mm de comprimento total, o cilindro sim tem 120 mm de comprimento. O comprimento do pistão, é só a lata e não conta o raio.
      Leandro.

      Excluir
  2. como eu fabrico o eixo virabrequim e qual as medidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ver como se faz o virabrequim, somente tem algumas fotos no vídeo tutorial:
      https://www.youtube.com/watch?v=O3yorC3W5cY
      Leandro Wagner.

      Excluir