tag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post6819144217736466084..comments2023-11-02T21:39:28.992-03:00Comments on Manual do motor Stirling: Livro gratuíto sobre motor Stirling do americano Andy RossLeandro Wagnerhttp://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comBlogger42125tag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-34186609064537672152021-09-21T21:00:29.982-03:002021-09-21T21:00:29.982-03:00Motor de combustão interna, caseiro, movido a água...Motor de combustão interna, caseiro, movido a água. https://www.youtube.com/watch?v=6iWjn3If5V0Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11176524480911274287noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-61019843378006408862021-01-29T11:37:53.283-03:002021-01-29T11:37:53.283-03:00Leandro boa tarde
Como posso entrar em contato com...Leandro boa tarde<br />Como posso entrar em contato com você.<br />Sou eng. operacional estou a frente de um projeto de fornos cerâmicos auto sustentáveis e tenho grande interesse em cogeração com este sistema de motor stirling, já que trabalhamos com fontes de calor que chegam a 950ºC. <br />Se for de seu interesse por favor fazer contato pelo e-mail cadastrado.<br /> Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05582947813719410544noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-40138483616413265852020-04-20T15:44:14.397-03:002020-04-20T15:44:14.397-03:00Boa tarde, desculpe! Não respondi antes, porque o ...Boa tarde, desculpe! Não respondi antes, porque o blog parou de comunicar a cada comentário novo.<br />O único projeto está neste livro e não é fácil fazer, ninguém disponibiliza!<br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-6057187207517242672019-01-11T21:01:04.610-02:002019-01-11T21:01:04.610-02:00Boa noite Leandro.
Sou um pequeno produtor rural ...Boa noite Leandro.<br /><br />Sou um pequeno produtor rural que venho pesquisando sobre alternativas de geração de energia elétrica e vi a possibilidade de usar um motor stirling com um gerador para produzir energia elétrica. Existe algum projeto de motor que tenha potência para geração de energia elétrica?<br />ObrigadoKleber Barbosahttps://www.blogger.com/profile/08013997465579590948noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-7299457716633022012017-07-24T20:12:59.828-03:002017-07-24T20:12:59.828-03:00Leandro, boa noite!
Estou desenvolvendo um trabal...Leandro, boa noite!<br /><br />Estou desenvolvendo um trabalho para minha graduação sobre motores stirling, e gostei muito do seu blog. Por acaso você tem indicação de fontes onde consigo encontrar sobre novos desenvolvimentos destes motores e aumento de potência alcançado ao longo dos anos?<br />ObrigadaFernanda Mingionenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-65905347763073184132017-04-30T18:14:23.964-03:002017-04-30T18:14:23.964-03:00Oi Leandro, tenho uma dúvida, este motor pode ser ...Oi Leandro, tenho uma dúvida, este motor pode ser feito de forma a gerar uma potência maior, por exemplo 10hp?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-54372458224016385012016-12-25T18:06:42.977-02:002016-12-25T18:06:42.977-02:00Olá Cleiton!
O motor comedor de fogo é um motor di...Olá Cleiton!<br />O motor comedor de fogo é um motor diferente, ele funciona somente com vácuo, também de combustão externa.<br />Um dia vou fazer um, hoje estou sem tempo, mas já separei quase todas as peças para esse projeto.<br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-67401527657006998122016-12-25T13:10:11.535-02:002016-12-25T13:10:11.535-02:00Leandro, o motor comedor de fogo é apenas uma nome...Leandro, o motor comedor de fogo é apenas uma nomenclatura para o motor Stirling ou é um motor diferente? Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-54179878179096381592016-12-20T18:46:02.425-02:002016-12-20T18:46:02.425-02:00Olá amigo.
Cada motor tem a sua vantagem e desvan...Olá amigo.<br /><br />Cada motor tem a sua vantagem e desvantagem. Porém o modelo Alfa se destaca um pouco no desempenho, ele tem sua maioria maior rotação e bom torque, mas baixissimo torque em baixa rotação. O problema do Alfa é a sua construção por ter dois pistões do mesmo tamanho, com a possibilidade de maior atrito, e não admite nada de fuga de ar, precisa estar bem vedado. E esses dois quesitos fazem a maioria dos motores feitos por hobbista ser pior que um modelo Gama.<br /><br />O Gama tem um excelente torque em baixa rotação, sua facilidade de construção e ainda funciona bem com uma mini fuga de ar, mas dificilmente consegue chegar com a potência de um Alfa bem feitinho.<br /><br />O Beta é similar ao Gama, mas com uma melhora na potência, mas sua montagem também tem um relativo grau de dificuldade.<br /><br />Resumindo, o melhor motor é o Alfa, ainda melhor é o Alfa Ross Yoke, mas se não bem feitinho e alinhado, pode ser bem pior que o um simples Gama, coisa que aconteceu com o meu Alfa Ross Yoke, um desempenho desastroso por sua complexidade de construção.<br /><br />Leandro Wagner..<br />Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-37070420373914678532016-12-20T12:34:52.228-02:002016-12-20T12:34:52.228-02:00Olá Leandro, qual motor stirling possui melhor des...Olá Leandro, qual motor stirling possui melhor desempenho, melhor resposta e potencia conforme intensidade da chama?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-20948532229842908502016-09-10T08:40:40.794-03:002016-09-10T08:40:40.794-03:00Olá Leandro,
Vou começar pelo mais simples, depoi...Olá Leandro, <br />Vou começar pelo mais simples, depois vou adaptando, vou utilizar recursos de medição de pressão interna, temperatura, rpm e potência gerada, com isso vou saber a hora que houve o desvio e corrigir.<br />Eu sei bem como é difícil conciliar trabalho, tempo disponível e bebê, tenho 2 bebês, trabalho na maioria das vezes embarcado, tenho períodos de folga, por isso que devo começar no ano que vem. Mas vamos troacando umas idéias, precisando, eu deixo a dúvida aqui, também gostaria de contribuir dentro do meu conhecimento e da experiência que ainda vou ganhar.<br />Abraços<br />JulioJulio Duquehttps://www.blogger.com/profile/10127521846017928967noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-74455973648024020072016-09-09T21:22:30.207-03:002016-09-09T21:22:30.207-03:00Olá Julio, é um ótimo começo fazendo um protótipo,...Olá Julio, é um ótimo começo fazendo um protótipo, saberá como realmente um motor Stirling funciona.<br /><br />Qual o Tutorial que pretende iniciar??<br /><br />Bom, para começar, esqueça usar pistões com anéis de outros motores ou mesmo de compressorres. Você até poderia usar o cilindro, fazer um espelhamento, fazer um pistão grafitado ou revestido com teflon, para que não seja necessário lubrificação.<br /><br />Pistões com anel como os motores de combustão, possuem um atrito catastrófico para um Stirling e a é aceitável, mas poderia ser melhor.<br /><br />Usar lubrificantes nos pistões mesmo que seja de baixa viscosidade, terá um arrasto muito grande, porque o pistão é mais justo que de um motor de combustão interna. Os motores Stirling, nem funciona com o atrito que um motor normal tem, tão baixa a potência que é. Aí você pergunta, mas como vou ter potência útil em um motor Stirling??? O motor Stirling é muito fraco mesmo, mas você consegue ter um pouco de potência, se eliminar praticamente todos os atritos, é detalhe que faz a diferença. Quando tiver um motor com um bom trocador de calor e maior porte, um bom regenerador especifico para o seu projeto, pressurizar o cárter, aí podes ter potências entre 100 até 700 Watts.<br /><br />Se você fizer um pistão em teflon ou mesmo um revestimento de teflon, em formato de 2 anéis, aí sim acredito que fica muito bom, não irá necessitar de lubrificante.<br /><br />Ok, qualquer coisa pergunte, aqui o problema é tempo, em virtude da crise financeira que vivemos, preciso trabalhar muito para ter um pouco de dinheiro.<br /><br />Eu também ganhei um mini torno, mas você acha que consegui um tempo este ano para mexer nele??? Para piorar, eu estou fazendo uma casa nova, outro motivo para minha falta de tempo, fora que fiquei papai, isso é uma benção.<br /><br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-83132355808620848012016-09-09T12:01:56.330-03:002016-09-09T12:01:56.330-03:00Olá Leandro, vou seguir o seu tutorial e montar um...Olá Leandro, vou seguir o seu tutorial e montar um motor como o seu, daí também quero partir para um mais resistente. Na questão de usar pistão de moto com camisas e anéis, podem dar certo se usar um pistão com maior área, pois aí não precisaria aquecer tanto e teria uma relação Kg/cm2 maior. Se o anel de seguimento mesmo usando óleo de baixíssima viscosidade, criar atrito, talvez tentasse um anel de Teflon. Obrigado pelas informações, pretendo iniciar esse projeto no início do ano, pois será quando retornarei para minha casa onde possuo uma oficina com torno mecânico e máquinas de solda diversas.<br /><br />Obrigado pelas informações, sucesso em seus projetos.<br />Se eu puder ajudar em algo, me avise<br /><br />JulioJulio Duquehttps://www.blogger.com/profile/10127521846017928967noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-34816414941075719962016-09-08T23:36:45.959-03:002016-09-08T23:36:45.959-03:00Olá Julio, na grande maioria das vezes, não tenho ...Olá Julio, na grande maioria das vezes, não tenho tempo para responder imediatamente, mas tirei um pouco de folga para descansar o meu corpo, que não aguenta mais de trabalhar.<br /><br />Muito legal sua área, parabéns!<br /><br />1 - Olha, eu não diria experiência com motores e sim informação. Sobre a sua dúvida, mas ainda não tenho experiência com motores de maior porte, até onde eu sei e li, quanto maior é a diferença de temperatura entre as duas câmaras, maior será o desempenho, o limitante é as condições físicas das das ligas de metais empregadas nos motores. Se o metal e os demais componentes do motor suportar 1000 graus, melhor, mas para tudo se tem um limite tolerável e físico. O Andy com seus motores que estão no topo dessa página, faz seus motores funcionarem em torno de 600 graus, até um pouco mais, pois pode ver que o cilindro quente em inox é incandescido.<br /><br />2 - O pistão não precisa vedar a ponto de ser 100%, desde que você fabrique um cárter para toda a parte inferior do virabrequim com os pistões e possa pressurizar o motor pelo cárter, assim essa pressão irá infiltrar pelo pistão para dentro do cilindro superior, já que o mesmo nunca será possível obter 100% de vedação, veja este vídeo onde o motor tem maior desempenho quando pressurizado:<br />https://www.youtube.com/watch?v=F9oQeq54NP8<br />A pressurização, é maior quantidade, volume de gás dentro de um cilindro, ou seja, como se o motor fosse de maior cc, mas na verdade é menor só tem maior quantidade de gás confinado dentro, isso também vale para o cárter, para que os dois lados do pistão, tenha a mesma pressão, como a pressão atmosférica, que tem 1 bar, assim sem cárter, temos naturalmente 1 bar de pressão dentro do motor e fora do motor, somente temos variação de pressão em um lado do pistão (câmara quente e fria), decorrente da variação da temperatura do gás, é até complicado de explicar.<br /><br />3 - a vedação deve se dar pelo cárter mesmo, os pistões também deve ter boa vedação, sem anéis para que não tenham excesso de atritos, como ocorre em motores de combustão interna. Também não é recomendado para este caso, lubrificação de pistão com óleo, pois produz um enorme arrasto mecânico com o óleo.<br /><br />4 - Sim, teria que fazer um refletor concentrador solar, com seguidor de luz, é realmente algo bem complexo.<br /><br />5 - Regenerador, recicla o calor, antes de ser rejeitado para no sistema frio do motor. Ex: um bom exemplo é este meu vídeo:<br />https://www.youtube.com/watch?v=5OdqD0wCyaQ<br /><br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-46778441559377381682016-09-08T14:05:46.746-03:002016-09-08T14:05:46.746-03:00Olá Leandro, obrigado pela pronta resposta!
Eu sou...Olá Leandro, obrigado pela pronta resposta!<br />Eu sou o Julio, trabalho com turbinas na área de geração de energia; meu hobby é criar coisas, e tenho muito interesse na área de energia sustentável. Gosto de desenvolver equipamentos microcontrolados.<br />Seguem algumas dúvidas:<br />1 - Pela sua experiência, qual seria o Delta T ideal para boa eficiência do motor stirling;<br />2 - Quanto a vedação do gás, precisa ser 100% estanque?<br />3 - Qual a forma de fazer essa vedação sem ser danificada pelo calor?<br />4 - Para fonte solar, vejo a dificuldade, pois precisaria de um conversor geodésico.<br />5 - Poderia me explicar melhor sobre o REGENERADOR?<br /><br />Grato<br /><br />Julio - duque.julio@gmail.comJulio Duquehttps://www.blogger.com/profile/10127521846017928967noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-1180535939514488512016-09-08T12:41:09.500-03:002016-09-08T12:41:09.500-03:00Bom dia, isso é pouco calor, não vai funcionar.
So...Bom dia, isso é pouco calor, não vai funcionar.<br />Somente iria funcionar se fosse um motor modelo LDT, que não tem nada de potência.<br />Leandro.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-70064498384657987072016-09-08T07:56:08.427-03:002016-09-08T07:56:08.427-03:00Bom dia Leandro, com um Delta T de 100 graus centí...Bom dia Leandro, com um Delta T de 100 graus centígrados, eu consigo fazer funcionar esse motor?Unknownhttps://www.blogger.com/profile/15523029921733300067noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-46825040312150314322016-03-21T11:10:49.071-03:002016-03-21T11:10:49.071-03:00Olá Fernando, eu desconheço um motor deste tipo de...Olá Fernando, eu desconheço um motor deste tipo desenvolvido por um civil.<br />Até onde eu sei, a Philips desenvolveu um protótipo com 65 HP, na década de 60.<br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-76498901401242706182016-03-21T10:51:20.939-03:002016-03-21T10:51:20.939-03:00Eu gostaria de saber se alguém já fez um motor Sti...Eu gostaria de saber se alguém já fez um motor Stirling p gerar eletricidade? com uma potencia de 25 HP?FBDVhttps://www.blogger.com/profile/01695144707724988403noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-28927414368472413472015-01-12T15:26:23.633-02:002015-01-12T15:26:23.633-02:00Olá João!
É possível produzir energia com um moto...Olá João!<br /><br />É possível produzir energia com um motor Stirling, porém não é simples e nem em conta. Eu mesmo não tenho equipamento para fazer um motor que produza energia útil.<br /><br />Existe uma única empresa na Europa que começou a comercializar motores de 900 Watts, por 7000,00 Euros.<br /><br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-54199771618348238242015-01-12T15:14:40.990-02:002015-01-12T15:14:40.990-02:00leandro é possivel fazer um gerador de energia com...leandro é possivel fazer um gerador de energia com motor stirlingAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/01763873195380713341noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-51982262545152582912014-11-20T18:13:33.396-02:002014-11-20T18:13:33.396-02:00Leandro meu email para contato para falarmos do pr...Leandro meu email para contato para falarmos do projeto que tenho do motor para produção de energia elétrica e aquecimento de água: esdnet@gmail.comErick Dallalanahttps://www.blogger.com/profile/07252834083398757231noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-36194995572708183402014-07-13T22:16:26.873-03:002014-07-13T22:16:26.873-03:00Olá Gabriel, sim eu conheço este motores V8 e V12,...Olá Gabriel, sim eu conheço este motores V8 e V12, mas é necessário ter bons equipamentos para sua construção.<br /><br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-47671225661451025962014-07-12T23:40:27.716-03:002014-07-12T23:40:27.716-03:00cara muito legal mais tem um cara ae que faz minia...cara muito legal mais tem um cara ae que faz miniaturas de v8 e v12<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08095605620095569307noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-74797647913993034022014-06-04T13:15:30.846-03:002014-06-04T13:15:30.846-03:00Olá Mauro,
Eu conheço este que são vendidos em me...Olá Mauro,<br /><br />Eu conheço este que são vendidos em mercado livre, que ligam alguns Leds, são fabricados por chineses e tem um custo médio de 220,00 reais, na qual vem com gerador e 4 Leds.<br /><br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.com