tag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post2614687230145211859..comments2023-11-02T21:39:28.992-03:00Comments on Manual do motor Stirling: Como fazer um simples motor Stirling Alfa simplesLeandro Wagnerhttp://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comBlogger82125tag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-437684493810036012023-02-10T11:12:06.400-03:002023-02-10T11:12:06.400-03:00Olá Leandro. Parabéns pelo Blog, muito útil a quem...Olá Leandro. Parabéns pelo Blog, muito útil a quem está pesquisando sobre o assunto. Quero uma opinião sua por favor: qual o modelo mais fácil de montar, prático e funcional para meu projeto de faculdade? Pelo que percebi, creio ser o Gama, mas queria sua opinião à respeito.<br />Muito obrigado.João Luis- RESISTÊNCIA 368https://www.blogger.com/profile/02231546497309265890noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-5402978529894767622018-11-14T03:11:30.646-02:002018-11-14T03:11:30.646-02:00hola.... gracias por realizar este sitio..... teng...hola.... gracias por realizar este sitio..... tengo geringas de 5ml y de punta de vidrio.... podre lograr que el motor funcione??? no me importa que no alcance las rpm o que tenga torque..... solo que funcione??<br /><br />Muchas Gracias.Manuelhttps://www.blogger.com/profile/05748297680578959193noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-37480597925372627602017-11-15T21:03:34.885-02:002017-11-15T21:03:34.885-02:00Boa noite, gostei do seu trabalho e irei seguir o ...Boa noite, gostei do seu trabalho e irei seguir o seu tutorial para a construção do motor, estou cursando engenharia mecânica, e o motor stirling é o que devemos construir em nosso projeto para avaliação.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/15900805388107543540noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-28593962572663581772017-10-02T13:18:50.670-03:002017-10-02T13:18:50.670-03:00Olá amigo!
Realmente é complicado fazer este tipo...Olá amigo!<br /><br />Realmente é complicado fazer este tipo de medição, mas eu sugiro introduzir um fio que é um sensor de temperatura, de um termômetro digital, como dessa página:<br />https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736214339-alicate-amperimetro-digital-266c-estojo-bateria-e-termmetro-_JM<br /><br />Esse fio pode ser conduzido por dentro do motor até chegar a câmara quente e fria.<br /><br />Assista este outro vídeo, ele fez furos no vidro:<br />https://www.youtube.com/watch?v=ZyCet5LVnew<br /><br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-49097026927286428392017-10-02T10:17:19.070-03:002017-10-02T10:17:19.070-03:00Ola Leandro!
Eu estou fazendo um projeto de um m...Ola Leandro! <br /><br />Eu estou fazendo um projeto de um motor Stirling tipo alpha e eu vou precisar coletar alguns dados desse motor. <br />Eu estou com dificuldade de conseguir fazer a medição da temperatura na câmara de combustão, tentei usar um termômetro digital porém existe um range muito grande na leitura. <br />voce saberia outro meio para eu conseguir medir essa temperatura?Rafaelhttps://www.blogger.com/profile/15425583142584033889noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-31570928964249544852017-09-04T13:08:50.706-03:002017-09-04T13:08:50.706-03:00Olá boa noite!
Essa polia que você me perguntou, t...Olá boa noite!<br />Essa polia que você me perguntou, tem 40 mm de diâmetro e com um furo de 6 mm, justamente o diâmetro do eixo.<br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-80474601287276631072017-09-02T11:12:50.029-03:002017-09-02T11:12:50.029-03:00oba bom dia, eu queria saber as medidas do volante...oba bom dia, eu queria saber as medidas do volante (aquelas peças do tocador de fita cassete), qual e as medidas delas, estou fazendo esse motor para apresentar na escola. <br /> Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11646290253043796240noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-16686302578603464192017-06-07T20:29:23.030-03:002017-06-07T20:29:23.030-03:00Boa noite, vou tentar explicar:
- Pistão frio: é a...Boa noite, vou tentar explicar:<br />- Pistão frio: é a peça que se move para dentro para fora dentro da seringa, no lado que não tem fogo;<br />- Pistão quente: é a peça que se move para dentro para fora dentro da seringa, no lado do fogo;<br />- Calor: é o fogo;<br />- Regenerador: é a lã de aço "bom brill", ele absorve o calor e despois aquece o ar interno dentro do motor.<br />- Resfriamento: um lado a seringa é aquecida, e outro lado a seringa fria, ela refria o ar interno, isso é chado de resfriamento;<br />- Ar ou Gás, é o fluído de trabalho do motor, ou seja, é o ar confinado dentro do motor, que não pode escapar de dentro do motor para que funcione. Quando o pistão quente desloca do lado quente para trás ou vice versa, ocorre uma dilatação do ar quando aquecido e contração do ar quando resfriado, semelhante o que ocorre quando você abre a porta da geladeira, o ar quente entra para dentro da geladeira e ao fechar a porta, o ar encolhe porque foi resfriado, produzindo um chiado puxando ar para dentro da geladeira. Como no motor não tem esse furo, e ao ar encolher, suga o pistão quente para dentro e depois ocorrendo no ciclo, para continue funcionando.<br />- Volante: é a roda do motor, ela mantém o motor girando, no instante que o pistão quente não produz força, pois o giro do volante, é um acumulador de energia, como uma bateria, mas em forma de energia mecânica "giratória".<br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-48632271611457380352017-06-07T12:52:15.153-03:002017-06-07T12:52:15.153-03:00Olá boa tarde
gostaria de saber o que cada parte d...Olá boa tarde<br />gostaria de saber o que cada parte do motor significa ...<br /> Ar ou gás:<br /> Calor:<br /> Regenerador:<br /> Pistão quente: <br /> Resfriamento:<br /> Pistão frio:<br /> Volante:<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-42284125506638412752017-03-11T20:44:53.473-03:002017-03-11T20:44:53.473-03:00Olá Leandro, acabei abandonando o projeto do motor...Olá Leandro, acabei abandonando o projeto do motor stirling alpha, depois de analisar e me estressar bastante acabei aquecendo demais o cilindro quente, o que acabou com a quebra do mesmo, desisti dele e fiz um modelo gama que está funcionando perfeitamente, apenas irei fazer algumas modificações para melhorar seu desempenho, gostaria de agradecer pelas informações do seu site e pela tentativa de me ajudar com o modelo alpha, é que infelizmente havia alguma coisa ali que não era compreensível para mim. Desde já agradeço e possivelmente entrarei em contato para alguma dúvida pois comecei com interesse nesses motores pois pretendo fazer um projeto que tenho em mente e para isso precisava de um modelo para estudar. Obrigado Leandro, tudo de bom. <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-73210681092057250292017-02-02T20:59:16.268-02:002017-02-02T20:59:16.268-02:00Apenas uma observação, eu desconectei a biela da s...Apenas uma observação, eu desconectei a biela da seringa, deixei aproximadamente 2ml de ar dentro da seringa, vedei a ponta e aqueci a seringa com a lamparina, parece estranho mas achei que o ar demorou muito para expandir, eu medi o quanto o cilindro percorreu e depois de muita demora ele percorreu uma distancia de 12mm sendo que o percurso do meu motor é de 14mm, testei toda vedação da seringa e ela esta normal, ela tb está praticamente sem atrito como vc demonstra após polir os pistões, é muito estranho isso.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-68746153651269497872017-02-01T13:29:45.698-02:002017-02-01T13:29:45.698-02:00Olá Leandro, segue os links dos videos que fiz ten...Olá Leandro, segue os links dos videos que fiz tentando fazer o motor funcionar, um é mostrando o motor e o movimentando de retorno do volante demonstrando que não há fuga de ar, o outro é com a lamparina acesa tentando fazer o motor funcionar, após o vídeo ainda continuei tentando faze-lo funcionar, mesmo assim após eu ter colocado o tubo de teflon conectado com a mangueira o motor não funciona, não consigo enxergar o erro, segue os links dos videos.<br />https://youtu.be/YC9-bRK25MY<br />https://youtu.be/xzZ40OGjK24Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-22071929201075147072017-01-25T21:30:06.743-02:002017-01-25T21:30:06.743-02:00Olá Cleiton, que bom, vou ficar na torcida para qu...Olá Cleiton, que bom, vou ficar na torcida para que tudo ocorra bem.<br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-2534569458631912772017-01-25T20:54:20.000-02:002017-01-25T20:54:20.000-02:002- Eu já modifiquei a biela para o pistão quente. ...2- Eu já modifiquei a biela para o pistão quente. <br />Assim que a mangueira de teflon chegar pelo correio farei um novo teste e gravarei um vídeo para enviar. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-86592648645816782732017-01-24T22:24:52.706-02:002017-01-24T22:24:52.706-02:001 - Não, pode deixar o curso que tem agora, pois c...1 - Não, pode deixar o curso que tem agora, pois com curso menor, ele funciona, mas não tem força.<br />2 - Para ter mais área morta, basta encurtar a biela, não precisa alterar o cilindro.<br />A compressão é necessária, para funcionar, quanto maior a compressão, maior é o desempenho, no seu caso pode ser boa compressão, porém se o calor não for suficiente dentro da seringa, não irá ocorrer dilatação suficiente para transformar essa compressão em energia, e quando não se tem calor suficiente para entregar ao ar interno, essa compressão atrapalha e às vezes pode não funcionar. O que impede maior disposição de calor dentro do cilindro quente, é a ineficiência do fogo, e o próprio vidro da seringa é um péssimo condutro térmico.<br />Olha, eu ainda não assisti um vídeo de seu motor tentando fazer funcionar, mas me parece que o seu motor tem atrito, pois não tem motivo para não funcionar conforme suas respostas.<br />Se tiver um vídeo do seu motor, me envie um link, para que eu possa confirmar a minha desconfiança, ou encontrar outro problema.<br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-83599120858498504522017-01-24T09:12:22.186-02:002017-01-24T09:12:22.186-02:001- Sim, exatamente, vc acha que devo aumentar o cu...1- Sim, exatamente, vc acha que devo aumentar o curso para aumentar o torque. <br />2- Terei que arranjar um jeito de modificar o suporte que prende o cilindro quente, pois consegui no máximo 2ml de área morta, mas deu uma melhorada na questão de que estava pesado para girar, depois vc pode me explicar essa questão da compressão, não entendi direito o funcionamento. <br /> 4- Procurei algum tubo de metal que encaixasse no bico do cilindro e não achei (inclusive comprei alguns e tentei alargar a ponta mas a vedação ficou uma droga), a solução que achei foi comprar pela Internet uma mangueira de teflon de 3mm interno que é usada em impressora 3d, aguenta até 260 graus Celsius. Estou aguardando ela chegar. <br />Conforme terminar as modificações passarei as informações. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-91612570675408397892017-01-23T21:22:43.596-02:002017-01-23T21:22:43.596-02:001 - quando você comentou o curso de 14 mm, seria 1...1 - quando você comentou o curso de 14 mm, seria 14 mm a distância total que o pistão percorre dentro do cilindro!!! É isso mesmo??<br /><br />2 - No cilindro quente a área morta é de 3 ml e no frio é de 1 ml. Esse pode ser um dos seus problemas. Mas se assim for, por um acaso o seu motor tem muita compressão?? Tipo pesado para girar?? <br /><br />4 - se Você diz que tem baixo atrito, vou confiar.<br /><br />5 - Essa mangueira não é adequada, é pode travar os pistões.<br /><br />Bom, vou esperar por suas novas respostas, para concluir o seu caso.<br /><br />Leandro Wagner. Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-15924869683218117012017-01-23T20:25:48.887-02:002017-01-23T20:25:48.887-02:00Uma correção, o curso é de 14mm para cada pistão.Uma correção, o curso é de 14mm para cada pistão.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-25917710523213633562017-01-23T14:43:23.231-02:002017-01-23T14:43:23.231-02:001- O curso é de 1,4mm para cada pistão.
2- Eu dei...1- O curso é de 1,4mm para cada pistão. <br />2- Eu deixei 1ml de área morta. <br />3- O pistão gira livre sim, eu fiz todas etapas de polimento. <br />4- Então, o rolamento é um rolamento com rebaixo que eu tinha que é grande mas possuía um baixíssimo atrito, igual a de um HD então resolvi usá-lo. <br />5- Eu usei mangueira de plástico na conexão pelo fato de não achar nenhum tubo de alumínio ou cobre que encaixasse na seringa. <br />6- As seringas de 10ml com ponta de metal. <br />7- A fonte de calor foi uma lamparina caseira. <br />8- Sim cuidei. <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-47610393632128695092017-01-23T11:10:06.443-02:002017-01-23T11:10:06.443-02:00Olá Cleiton!
1 - qual é o curso de cada pistão?
...Olá Cleiton!<br /><br />1 - qual é o curso de cada pistão?<br /><br />2 - quanto de área morta você deixou dentro de cada cilindro?<br /><br />3 - quando o pistão está desconectado da biela e ao girar o pistão dentro da seringa, ele permanece girando por um tempo? Como se fosse um eixo dentro de um rolamento? Veja como é o meu pistão:https://www.youtube.com/watch?v=JsasT9UvvfQ<br /><br />4 - que tipo de rolamento usou no eixo do virabrequim?<br /><br />5 - Você não deve usar conecções de plástico, para interligas as seringas, isso produz um grude no pistão, por causa do calor e o motor tenderá não funcionar.<br /><br />6 - Você usou seringas com ponta de vidro ou metal? E quantos ml são as seringas?<br /><br />7 - O que usou como forte de calor??<br /><br />8 - Você cuidou para que a ponta das bielas, não trabalhem no sentido lateral? Veja o vídeo no 21:00, porque isso produz atrito e motor não funciona: https://www.youtube.com/watch?v=dEIQxu6aU4g<br /><br />9 - Além disso, me envie o seu e-mail, para que possa me enviar fotos, preciso das 8 peguntas respondidas.<br /><br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-3392645428966252662017-01-23T10:05:38.033-02:002017-01-23T10:05:38.033-02:00Bom dia Leandro, eu terminei meu motor stirling al...Bom dia Leandro, eu terminei meu motor stirling alpha, eu fiz com auxilio de uma impressora 3d, só que até agora não consegui faze-lo funcionar, confesso que minha paciência já esta se esgotando, até agora não compreendo aonde esta o erro, se poder me ajudar desde já agradeço.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-49422032015390404942017-01-15T22:41:51.066-02:002017-01-15T22:41:51.066-02:00Sem o pó, o pistão ainda apresenta uma leve aspere...Sem o pó, o pistão ainda apresenta uma leve asperesa, eu prefiro com pó.<br />Leandro.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-32054460652073162682017-01-15T12:53:11.061-02:002017-01-15T12:53:11.061-02:00Obrigado Leandro, eu vou usar o pó pois já comprei...Obrigado Leandro, eu vou usar o pó pois já comprei ele, está para chegar, comprei pela Internet pois não achava em lugar nenhum. Acho que o resultado é melhor com ele, ou não? <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-86917638911018584602017-01-13T20:21:37.450-02:002017-01-13T20:21:37.450-02:00Olá Cleiton! Sim, essa lixa que eu usei é de granu...Olá Cleiton! Sim, essa lixa que eu usei é de granulação 1200, pode ser também de 2000 e d'água.<br />Você não precisa usar esse pó que eu usei, mas deve fazer o polimento com silicone líquido.<br />Leandro Wagner.Leandro Wagnerhttps://www.blogger.com/profile/08787453956052389956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1734392655874098939.post-33597354124133758322017-01-11T20:53:05.995-02:002017-01-11T20:53:05.995-02:00Olá Leandro, estou terminando de construir meu pri...Olá Leandro, estou terminando de construir meu primeiro motor modelo alpha, tenho duvida com o polimento dos pistões, essa lixa que vc usou é uma lixa d`água (carbureto de silicio) ou é outro tipo de lixa, qual o número da lixa?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17465508692596856175noreply@blogger.com